Cia Calegari apresenta 3º Festival de Humor

0

BARRA MANSA

A Companhia Calegari de Teatro realiza neste sábado e domingo o 3º Festival de Humor. O evento acontece no teatro do Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa. Os ingressos custam R$10. A classificação é livre.

De acordo com o diretor fundador da Cia., Danilo Calegari, serão dois dias de esquetes somente de humor. No sábado, as apresentações são a partir as 19 horas, se apresentam os adolescentes e adultos. Já no domingo, o evento tem início a partir das 18 horas, e somente as crianças apresentam.  “Fazemos duas sessões por dia, serão aproximadamente 20 esquetes por dia, todos os alunos irão se apresentar. São esquetes que falam de assuntos variados como cotidiano, relacionamento, religião, preconceito. Nosso objetivo maior é consolidar cada vez mais o nome da nossa Cia na região”, destaca Danilo.

Com a temática humorística o festival ajuda a criticar de forma leve. “Com a atual crise em que atravessamos em nosso país, o humor ajuda a ‘esquecer’ alguns problemas. A ausência do senso de humor pode ser prejudicial à saúde, pois as pessoas têm mais chances de desenvolver um estado de stress, além da perda de eficiência produtiva e outros problemas”, destaca.

Segundo o diretor um dos objetivos da Cia Calegari é preparar atores para o mercado. “Quanto mais experiência em palco os alunos tiverem, mais preparados estarão, por isso tento ao máximo colocar os alunos para trabalharem em diferentes gêneros. Já temos alguns ex-alunos da Cia estudando no Rio. Alguns fazendo faculdade de artes Cênicas e outros, pós-graduação”.

Atualmente como diretor da Cia Calegari, Danilo vê o quanto há de talentos na região.  “Uma galera dedicada e focada em viver como artistas. A nossa profissão tem dificuldades como qualquer outra. O mercado é muito disputado e temos que buscar sempre o aperfeiçoamento. Estudar e se dedicar muito para quando as oportunidades aparecerem estar preparado para os desafios. Os desafios são enormes. Já perdi as contas de quantas pessoas chegam até a mim querendo dicas de como entrar na TV, como se eu fosse a solução delas. Acham que para você ser um grande artista, ter sucesso precisa estar na TV. Ter Fama. O sucesso tem que ser uma consequência e não um objetivo”, destaca o diretor.

Além de ser um professor/diretor, Danilo diz que procura ser um orientador para essa galera. “Mostrar que seus sonhos só dependem de você. Com humildade e dedicação se chega longe. Infelizmente vivemos em um país em que a cultura é tratada como lixo. Na nossa região vejo muitos grupos e artistas tentando sobreviver sem apoio nenhum, o nosso por exemplo. Os alunos que muitas vezes tem que largar as aulas por não terem dinheiro de passagem. São pouquíssimos os espaços que abrem as portas para artistas que estão começando”, observa.

Danilo Calegari

Começou sua carreira, aos 16 anos, num grupo de teatro que tinha no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Mesmo sem experiência e fora da idade consegui entrar e viu sua vida transformar e cursou até o 4º período de Artes Visuais na instituição. Por incentivo de uma prima que já morava no Rio, tranquei a faculdade em Barra Mansa e se mudou para a Capital onde começou a estudar teatro. Fez Bacharelado em Teatro na antiga UniverCidade e logo depois Licenciatura em Teatro na Estácio Sá. Mesmo morando no Rio começou a dar aulas de teatro em Barra Mansa, primeiro em um espaço no Sesc, onde foi contratado ficando lá por quase quase anos, tendo dado aula para quase 50 alunos ao mesmo tempo. Assim que saiu do Sesc um grupo de alunos resolveu montar a atual Cia Calegari. Por quase dois anos ficamos rodando de espaço em espaço emprestado, até que em Agosto desse ano pude finalmente inaugurar meu próprio espaço. Foi na Estácio que conheci dois produtores de elenco que me cadastraram em duas emissoras e com isso aos poucos foram surgindo os trabalhos na TV. Primeiro fiz uma boa participação e Amor a Vida, novela de grande sucesso e depois aos poucos foram surgindo outras como: Em Família, O Rebu, Boogie Oogie, Pecado Mortal, Malhação, Os Dez Mandamentos, Chiquititas e A Terra Prometida, O Rico e Lazaro, Novo Mundo, A Força do Querer, Os Homens são de Marte e é pra lá que eu vou. No cinema consegui fazer uma participação no Filme Operações Especiais.

No Teatro já participou de 14 montagens sendo que ‘O Auto da Compadecida’, ‘Quatro Enterros’, ‘A Claudinha está lá fora’ e ‘Humor de Quinta’ foram os espetáculos que mais ficaram marcados.

Deixe um Comentário