VALENÇA
Valença tem sofrido desde o final do ano passado e nesses dias de janeiro com fortes chuvas. Diversos bairros foram atingidos, sendo que sete deles concentram a maior parte das 86 pessoas que tiveram suas casas atingidas. São eles: Carambita, Biquinha, Cambota, Matadouro, Passagem, Rancho Novo e Conservatória. Seis pessoas ficaram desalojadas. Somente nessa semana foi registrado um volume de 100 mm de chuvas.
A Secretaria de Assistência Social de Valença fez uma parceria com o projeto Social Rio Solidário, mantido pelo Governo do Estado, onde conseguiu na quinta-feira, 12, a doação de quase meia tonelada de alimentos, entre arroz, feijão e café, para serem enviados às famílias mais atingidas pelas chuvas.
O secretário de Assistência Social de Valença, Rafael Tavares, destacou a importância da parceria e ressaltou o poder da solidariedade em um momento tão delicado para o município. “Estive no Rio de Janeiro, apresentei nosso trabalho, cadastrei a cidade no programa social e tive o sentimento de dever cumprido ao voltar para Valença com um grande volume de alimentos. Tenho certeza de que essa rede de solidariedade fará a diferença para tantas famílias que foram atingidas. Esse é o nosso papel e não vamos descansar, ainda há muito por fazer para ameninar os transtornos desse período difícil que vivemos”, ressaltou Rafael Tavares.
E as chuvas não pararam. Por isso, cada bairro afetado tem sido avaliado diariamente para que as demandas possam ser atendidas. E apesar do número de ocorrências aumentar a cada dia, a rede solidária tem aumentado na mesma proporção. “Temos recebido muitas doações; cobertores galões de água e material de limpeza. Ainda ontem recebemos do presidente do Sicomércio e Embaixador do Mesa Brasil, Marco Torres, em uma parceria com o Sesc, 300 cestas básicas e 2 mil litros de agua potável para serem entregues na cidade. Em nome de todas as famílias e do prefeito Fernadinho Graça, agradeço a cada gesto de solidariedade”, finalizou o secretário.