O grande volume de chuvas em cidades do interior de São Paulo e em Resende provocou o aumento do nível dos rios na cidade. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Sérgio Mendes, os rios Bocaina, Bananal e Paraíba do Sul transbordaram no último fim de semana, causando alagamentos em alguns pontos do município, como Vista Alegre, Vila Maria e Colônia Santo Antônio. Apesar disso, as ocorrências não foram graves.
“É importante salientar aos moradores que Barra Mansa sofre as consequências das chuvas ocorridas em cidades acima do curso do rio; como Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis; o que acaba ocasionando o aumento no volume de água nos rios que cortam o município”, disse o coordenador.
PANCADAS DE CHUVAS
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão para essa semana na região é de pancadas de chuvas no final da tarde e início da noite. Mendes alertou que os moradores às margens dos rios que cortam a cidade fiquem atentos e tomem algumas precauções.
“Sexta-feira o Rio Paraíba do Sul estava com nível de 2,69 metros. Na manhã desta segunda-feira chegou a 4,08 metros, mas agora já é de 3,98 metros. Toda essa água é de chuva, não é da represa. Por isso, é rápido o esvaziamento. Mas é preciso que os moradores às margens dos rios tomem algumas precauções: fazer o levantamento de móveis e ficar em alerta”, disse Mendes; lembrando que as áreas de risco já estão identificadas.
Em casos de emergências decorridas de temporais, os moradores podem entrar em contato pelo número (24) 3322-1410 ou pelo telefone de emergência 199 – que funciona 24 horas.
TURBIDEZ DA ÁGUA CAUSA PARALISAÇÃO DAS ETAs
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) paralisou, temporariamente, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) do bairro Colônia Santo Antônio e do distrito Floriano por conta da turbidez da água devido ao volume de chuvas registrado nessas localidades, que ocasionou, respectivamente, as cheias dos Rios Bananal e Paraíba do Sul. A recomendação do Saae é que os moradores dessas localidades economizem água até que a qualidade da mesma se normalize e seja possível o tratamento apropriado e a distribuição às residências.
Após chuvas fortes, as águas dos mananciais de superfície ficaram turvas, devido à condução dos sedimentos das margens pela enxurrada. A turbidez é causada por partículas sólidas em suspensão, como argila, barro e matéria orgânica, que interferem na propagação da luz pela água, impedindo assim o tratamento adequado pelas ETAs.