Chuvas e ventos fortes deixam moradores em alerta

0

BARRA MANSA

Moradores do bairro Santa Inês procuraram o A VOZ DA CIDADE para reclamar de uma árvore que está expondo os residentes a um risco iminente. A árvore, que fica na Rua Alameda II, na altura do nº 4, está escorada em um poste e os galhos se entrelaçam nos fios elétricos. De acordo com as reclamações, o medo é que, com a temporada de chuva e ventos fortes, a árvore vá ao chão e cause um acidente. Ainda segundo os relatos, além do risco, a árvore prejudica a energia elétrica do local.
Segundo um morador, várias reclamações já foram realizadas a Super Intendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp), ao Meio Ambiente e na Light, mas o problema persiste há três anos.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informou que a equipe já esteve no local, onde constatou que este tipo de poda é de responsabilidade da concessionária de energia elétrica. Ainda de acordo com a secretaria, nesta terça-feira, 22, foi enviada uma solicitação de apoio a Light para que a empresa atenda a reivindicação dos moradores com a agilidade e atenção que a situação exige.

A presidente da associação dos moradores, Vera Lúcia da Silva, afirmou que a árvore já trouxe prejuízo para a comunidade. “Essa árvore nunca foi podada e ela é perigosa, porque está caindo em cima do poste e balança bastante quando chove. Se uma chuva com ventos fortes atingir esse local, essa árvore pode cair em cima de alguma casa”, afirmou.

O trabalhador autônomo, de 54 anos, que não se identificou, contou que mora no local há dois anos e em época de chuva sente medo de acontecer alguma tragédia. “Já caiu um galho enorme em cima da minha casa e quebrou a telha. A minha sorte foi está na rua no momento, pois se eu estivesse em casa poderia ter morrido” disse.

Outro morador a expressar preocupação com a situação foi o Luiz Enrique, de 27 anos, ele conta que mora com os pais e teme por todos “Uma vez caiu um galho que arrebentou um dos fios do poste, o fio ficou balançado para todos os lados. Isso poderia causar uma tragédia. Essa árvore está ao lado da nossa casa. Se começar uma chuva com ventania e ela vir ao chão, vai prejudicar todo mundo e pode causar até mesmo um acidente fatal”, lamentou.

A Light informou que irá encaminhar uma equipe ao local para verificar a situação da rede elétrica e que, caso os galhos estejam em conflito com os fios, a empresa realizará a poda.