QUATIS
Uma chuva forte que atingiu na tarde de segunda-feira, dia 28, o município provocou o transbordamento do Rio da Paca que corta o distrito Falcão. Com a cheia do rio, a água invadiu ruas e 25 residências do distrito localizado na zona rural. De acordo com a Defesa Civil, em uma hora choveu 30 milímetros. Nesta terça-feira, dia 29, o prefeito Aluísio d’Elias, além de equipes de várias secretarias foram para o distrito verificar o que aconteceu no distrito e quais os serviços que serão realizados na localidade.
Segundo a equipe da Defesa Civil do município, os locais mais atingidos do distrito de Falcão foram a Rua Alves Mentor, a via se transformou um rio com a correnteza forte. Na Rua Vereador Reinaldo Fernandes Barcelos a enxurrada provocou acúmulo de sujeira para a rodovia RJ-151. “Em algumas residências a água invadiu cerca de 40 cm no interior dos imóveis mais atingidos. As residências não sofreram danos estruturais, não houve queda de muros e destelhamentos. As pessoas sofreram somente com danos materiais, por exemplo tiveram móveis e eletrodomésticos danificados”, informou o coordenador da Defesa Civil, Victor Rocha. Ele ainda explicou ainda que não existem famílias desalojadas e desabrigadas. “A Defesa Civil esteve in loco avaliando se há mais riscos iminentes para a população, trabalhando na conscientização e em conjunto com as Secretarias da prefeitura envolvidas dando o suporte e auxiliando a população nas medidas preventivas”, complementou.
O prefeito Aluísio d’Elias esteve no distrito para acompanhar os serviços que estão sendo realizados pelas equipes da prefeitura. No distrito Falcão, a equipe da Secretaria de Assistência Social presta assistência as famílias, providenciando os kits limpeza e levantamento das necessidades da comunidade. Já os servidores da Secretaria de Infraestrutura realizam o serviço de limpeza das ruas e no reparo e prevenção para evitar futuras ocorrências. “Graças ao bom Deus, não tivemos maiores estragos e pessoas desalojadas. Sabemos que a geografia do distrito, que fica entre morros, em épocas de chuvas fortes esses transtornos podem acontecer. Estamos trabalhando e analisando possíveis intervenções necessárias para amenizar esses acontecimentos”, afirmou d’Elias. O chefe do Executivo ainda informou que as atividades para a recuperação da normalidade no local seguem sendo realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil segue monitorando a área para prevenir futuras ocorrências. “Alguns dados numéricos ainda estão sendo levantados para a elaboração de um relatório sucinto do ocorrido no distrito de Falcão”, disse Aluísio.