Chuva forte e ventania provocam quedas de árvores e destelham casas em Itatiaia

0

ITATIAIA

Uma forte chuva seguida de rajada de ventos, na noite de quarta-feira, destelhou casas e provocou a queda de várias árvores no município. O bairro mais atingido foi o Vila Flórida, onde casas tiveram os telhados destruídos e até muros de algumas residências caíram. Segundo a Prefeitura, que está percorrendo os bairros para ajudar os moradores, 25 famílias foram afetadas e estão recebendo auxílio da Secretaria de Habitação do município. Apesar dos transtornos causados pelo temporal, nenhuma pessoa ficou ferida. Os bairros Vilas Pinheiro e Esperança também foram atingidos.

Chuva forte veio acompanhada de rajadas de ventos que provocaram quedas de árvores e destelhamento de casas-Redes Sociais

De acordo com informações da Defesa Civil, a chuva começou a cair no início da noite. O temporal veio acompanhado de uma ventania que provocou as quedas de árvores e destelhamentos parciais de algumas residências no bairro Vila Flórida. “O volume de chuva registrado em Itatiaia foi de 15 mm. Enquanto que os ventos chegaram a 75 km/h. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos informou que o temporal, embora tenha sido rápido veio seguido de rajadas de vento. A chuva forte na região foi provocada por áreas de instabilidades”, informou um agente, acrescentando que a

Defesa Civil esteve nos locais atingidos pelas chuvas para atender as ocorrências. A Secretaria de Habitação está fazendo o recadastramento das famílias atingidas pela ventania e estão sendo oferecidas lonas e telhas.

Defesa Civil de Itatiaia está percorrendo os bairros e amparado os moradores que precisarem de ajuda-Ariane Alves/PMI

FAMÍLIAS AMPARADAS

Em Nota Oficial enviada a imprensa, na tarde de quinta-feira, a Prefeitura de Itatiaia informou, por meio da Secretaria de Habitação e também do serviço da Defesa Civil (órgão vinculado à Secretaria de Ordem Pública) está amparando os moradores que sofreram as consequências dos fortes ventos e chuva que caiu na cidade, na tarde desta última quarta-feira, dia 5.

“Casas foram atingidas por árvores e tiveram telhas levantadas pela força do vento. De acordo com um pré-levantamento, não foram encontradas vítimas fatais, e 25 famílias já foram cadastradas no programa de ações emergenciais”, informava o documento, acrescentando que bairro mais atingido foi o de Vila Flórida, devido a sua localização.

A Prefeitura também informou que até o momento não foram registrados casos de desabrigados. “A Prefeitura continua atendendo as demandas pontuais da população dando todo o suporte necessário, e segue fazendo o levantamento para saber a dimensão dos danos ocasionados pelo fenômeno natural”, explicou.