RESENDE
A Diretoria Geral de Defesa Civil de Resende registrou diversas ocorrências geradas pelo temporal que atingiu o município no fim da tarde de sexta-feira, dia 13. Segundo o boletim emitido hoje, os transtornos causados pelas chuvas começaram às 18h34min de ontem, quando as equipes foram acionadas através do telefone 199 com a comunicação de queda de árvores na Cidade Alegria, Hospital de Emergência (Nova Liberdade), Barbosa Lima, Estrada do Limeira, e na estrada de acesso do Surubi Velho com o Bairro Monet.
Segundo informe emitido pelo diretor Flávio Germano, as equipes tiveram apoio da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar) .”Imediatamente fomos até o local e após avaliação, acionamos a equipe da AMAR, Secretaria de Agricultura e iniciamos o trabalho de remoção e liberação das vias para o trafego. No bairro Castelo Branco – Paraíso houve a queda de um muro, ocasionado a interdição da Rua Santa Bernadete, onde acionamos a Secretaria de Obras, com apoio de maquinário, juntou o entulho, decidimos manter área isolada. No Morro do Querosene, queda do muro com deslizamento de terra, atingindo o veiculo do proprietário. Na Vicentina também houve queda de muro. Como medida imediata, a Defesa Civil
vistoriou todos os locais e forneceu lona plástica para evitar mais encharcamento do solo”, informou.
O boletim da Defesa Civil observa ainda que houveram pontos do município com retenção de água, devido à intensidade da tempestade que durou 50 minutos e teve 35,6 milímetros de metros cúbicos de índice pluviométrico. “Essa quantidade de chuva era a previsão para 24 horas em períodos ocasionais. Até o fechamento deste boletim, não registramos ocorrências com desalojados ou desabrigados”, informa a Defesa Civil.
PREVISÃO PARA SÁBADO
A previsão do tempo para este sábado cita a possibilidade de pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia e rajadas de ventos de 8 km/h. À noite o céu permanece totalmente encoberto sem aberturas e chuvas isoladas.