Christino Áureo propõe unificar plataforma de desenvolvimento das regiões do estado

0

BARRA MANSA/SUL FLUMINENSE

Christino Áureo é deputado estadual há três mandatos, já ocupou em cinco ocasiões cargos de secretário no Governo do Estado – Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Casa Civil – e neste ano vem para a disputa da Câmara Federal. Candidato pelo Partido Progressistas, entende ser necessário unificar a plataforma de desenvolvimento das regiões do estado, o que nunca foi feito antes por um deputado federal. Apresentou suas propostas durante uma visita ao A VOZ DA CIDADE.

Segundo ele, é fato que nenhuma região se desenvolve espontaneamente, sem uma busca ativa de desenvolvimento. “Somos importantes demais para não ter uma política nacional de desenvolvimento do Médio Paraíba, por exemplo. Se não tiver nenhum trabalho político de desenvolvimento, levar para Brasília uma região tão importante como essa, as coisas serão destinadas para outros estados. O desafio está fortemente atrelado a ter uma plataforma nítida voltada para o desenvolvimento regional”, afirmou o candidato a deputado federal.

Pensar regionalmente não é uma coisa nova para Christino Áureo. Na década de 90 ele veio para Piraí para ser secretário de Desenvolvimento de Luiz Fernando Pezão, na época ainda prefeito. Ele conta que foram feitas discussões onde o desenvolvimento do Médio Paraíba foi pensado, antes mesmo até da vinda de empresas automobilísticas, por exemplo. “Muito do que discutimos em 1997 no fórum dos secretários serviu para quando empresas do polo metalmecânico se instalaram. Saí de Piraí e fui para o estado levando essa boa semente do que discutimos aqui”, lembrou, contando que parte de sua família mora na região, seu filho em Volta Redonda e seus pais em Piraí.

VOCAÇÕES EXISTENTES E NOVAS

As vocações siderúrgica e automotiva do Sul Fluminense foram mencionadas por Christino Áureo. Ele lembrou que há um momento de retomada do setor siderúrgico, com grande janela internacional.  A respeito do polo metalmecânico o mesmo é observado pelo atual deputado estadual, com a retomada nas vendas e exportação.

“Quero trazer para o debate como é que o Médio Paraíba pode ocupar um espaço na cadeia do petróleo ao invés de ser perpassado por São Paulo? Como se posiciona de maneira firme no pré-sal e no pós-sal com indústrias que fornecem para plataformas e embarcações? Ainda somos pouco fornecedores da nossa cadeia de petróleo. Existe um trabalho a ser feito para colocar a região na cadeia do petróleo”, afirmou, completando que será necessário trabalhar legislações adequadas, adaptando a estadual e a federal, dando condições para as empresas poderem fornecer.

Segundo Christino, o estado dará um grande salto na próxima década, a partir de 2023 no setor do petróleo. E todas as propostas são no sentido de preparar o estado e região, trazendo para cá empresas que podem ingressar nessa nova vocação.

O candidato ainda falou que a região tem diversas atividades produtivas que podem ser exploradas. Citou a indústria do leite, como a Lactalis em Barra Mansa, a Nestlé em Três Rios e a antiga Vigor, a Lala, em Barra do Piraí. Disse ainda a importância da Cooperativa de Barra Mansa e a de Amparo.

AÇÕES NO GOVERNO

Retornando no mês de abril à Alerj, após um ano a frente da Secretaria Estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo relembrou um ponto que considera importante de sua gestão que foi a negociação para o acordo de recuperação fiscal do estado. Sobre as empresas de beneficiamento de aço que serão instaladas na região, especificamente no entorno de Volta Redonda por conta da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), uma de suas últimas ações de governo, o atual deputado disse que inicialmente seriam seis empresas, mas que a tendência seria chegar a nove, podendo ainda crescer. Ele não quis falar sobre número de empregos gerados, mas afirmou que seriam significativos.

Contou que com o processo de convalidação de todos os estados fará com que acabe a guerra fiscal, deixando os incentivos fiscais no mesmo patamar percentual.

Durante a visita Christino falou sobre uma mudança de postura de Volta Redonda, que está se redescobrindo, acabando com a fala de que não tinham áreas na cidade. “Essa vertente que o Poder Público municipal vem adotando na busca por investimentos é muito importante. Isso facilitou o diálogo com o estado”, concluiu.

Deixe um Comentário