>
a voz da cidade 970 x 150 px

Chegada de frente fria devido ao ciclone extratropical causa rajadas de ventos fortes até sábado

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

SUL FLUMINENSE

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou na tarde desta quinta-feira, dia 13, os agentes da Defesa Civil do Estado para chegada de uma frente fria na região, o fenômeno estaria associado ao ciclone extratropical identificado entre a noite de quarta-feira e quinta, em Santa Catarina, e pode ocasionar rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, como as já vistas nesta quinta-feira.

Ao A VOZ DA CIDADE, a meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Caroline Vidal, explicou que no final da tarde de quinta-feira, o centro do ciclone já estava mais a Sudeste do Rio Grande do Sul, posicionado no Oceano Atlântico, mas seus ventos ainda estavam influenciando a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Está pegando uma parte em auto mar de São Paulo, mas bem pouco. O que estamos sentindo então é o deslocamento da frente fria. Todo ciclone tem frente fria associada, é o sistema frontal, ou seja, composto pelo ciclone extratropical, frente fria, frente quente e frente oclusa”, disse.

Segundo Caroline, sexta-feira e sábado serão os dias mais frios e domingo começa a aumentar gradativamente a temperatura.

A Defesa Civil de Barra Mansa recebeu o alerta do Cemaden. O coordenador João Vitor Silva Ramos, até sábado os ventos estarão de moderados a forte e por isso os moradores precisam ficar atentos. “O vento forte pode gerar ocorrências de quedas de galhos e até de árvores e com o clima seco há também um acúmulo de poeira que pode ser notado por toda cidade. Nossa recomendação é que a população mantenha o ambiente dentro de casa úmido e evite estacionar o carro ou andar perto de árvores”, disse.

O coordenador ressalta que fenômenos como esse não são comuns nessa época do ano. “Esperamos ventos como esses em meados de agosto. Existem diversas teorias para isso acontecer, aquecimento global, diminuição de áreas verde, mas isso é um ciclo, é algo atípico, que também não tem como dizer ao certo porque está acontecendo agora”, falou.


Aqueles que precisarem podem entrar em contato com a Defesa Civil de Barra Mansa pelo telefone: 199, (24) 3028-9370 ou WhatsApp: (24) 98121-3427.

CICLONE EXTRATROPICAL

A passagem do ciclone extratropical em Santa Catarina provocou estragos em 49 cidades do Estado entre a noite de quarta-feira, dia 12, e esta quinta. Rajadas de vento chegaram a 146,9 km/h em Bom Jardim da Serra, na Serra. Em todo o estado, casas foram destelhadas, árvores arrancadas e moradores tiveram prejuízos.

PREVISÃO DO TEMPO

Em Barra Mansa a temperatura mínima cairá nesta sexta-feira para 11º e a máxima de 24º. Na quinta a mínima prevista era de 17º e a máxima 35º. Em Volta Redonda a mínima será de 13º e a máxima de 23º. Em Resende, nesta sexta-feira, a mínima prevista é de 4º e a máxima de 25º. Temperaturas similares em Itatiaia. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos