NOVA IORQUE
Com o decreto que exclui mulheres e meninas da vida pública no Afeganistão, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que as autoridades retirem todas as restrições discriminatórias e reabram escolas e universidades.
Durante uma semana movimentada na ONU, Guterres participou de um encontro sobre a situação das mulheres no Afeganistão, ao lado de Rosemary DiCarlo e da atriz Meryl Streep.
Guterres destacou a coragem das mulheres afegãs que, mesmo em situações difíceis, continuam lutando por seus direitos, gerindo negócios e ajudando em campanhas humanitárias. Ele afirmou que a discriminação de gênero não pode ser aceita em lugar nenhum.
O encontro foi promovido por várias missões na ONU e pelo Fórum de Mulheres sobre o Afeganistão. Segundo os organizadores, a situação das mulheres piora a cada dia, sendo impedidas de estudar, trabalhar e participar da vida pública.
O evento também exibirá um documentário sobre a participação de mulheres nas negociações de paz antes do Talibã tomar o poder, seguido de uma discussão com mulheres que participaram das negociações.
* Luciao R. Pançardes – Editor-chefe