VOLTA REDONDA
A Chamada Escolar 2020 terá início em Volta Redonda no próximo mês com inscrições para vagas nas creches e pré-escola e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Interessados devem se inscrever entre os dias 2 e 30 na unidade escolar mais próxima da residência. Para creche ou pré-escola, o cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis.
Para se inscrever, o responsável deve levar ao local para Educação Infantil, a Certidão de Nascimento original do candidato, comprovante de residência e de trabalho em caso das vagas para creche, Número de Identificação Social (NIS), além de comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou declaração de beneficiário expedida pelo Gestor Municipal da Assistência Social (Smac).
Conforme alerta a secretária Municipal de Educação, Rita Andrade,as vagas para creches podem ser preenchidas por crianças nascidas entre 1º de abril de 2016 e 30 de novembro de 2019. A pré-escola é voltada para as crianças nascidas entre 1º de abril de 2014 e 31 de março de 2016. Para obter uma das vagas, alguns critérios devem ser seguidos, como ser morador de Volta Redonda, ser inscrito no CadÚnico (NIS), estar inserido no Bolsa Família, além de levar em consideração a idade, o mais velho tem preferência e a renda familiar. Também tem prioridade na matrícula o candidato com deficiência comprovada por diagnóstico médico, conforme previsto por Lei.
A INSCRIÇÃO
Em relação aos jovens e adultos, a inscrição pode ser feita a partir dos 15 anos. Os documentos necessários são o original da Certidão de Nascimento do candidato ou Carteira de Identidade; comprovante de residência; e declaração ou comprovante de trabalho. O aluno com idade superior a 18 anos pode fazer o próprio cadastro e no caso de menores de idade o responsável legal deve fazer a inscrição.
Segundo explicou a secretária de Educação, para divulgar a Chamada Escolar 2020 e discutir os critérios de classificação para o preenchimento das vagas foi realizada uma reunião nesta semana no Auditório da Secretaria de Educação. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, entre elas o porta-voz da prefeitura Adriano Lizarelli, o promotor de Justiça Leonardo Kataoka, além de representantes das unidades escolares, do Conselho Comunitário Escolar e das Associações de Moradores. “As inscrições da Chamada Escolar são gratuitas e o conselho é para que o cadastro seja feito na unidade mais próxima de casa. Caso não haja vagas para todos os inscritos, são utilizados os critérios de classificação e o candidato pode ser encaminhado para outra escola na mesma região”, explicou a secretária, ressaltando que a Chamada Escolar é a forma mais justa para garantir uma vaga para o ano letivo seguinte.