Cerest realiza seminário de segurança e saúde do trabalhador, em Resende

0

RESENDE

O Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (Cerest Resende) realiza nesta terça-feira, 16, a vigésima terceira edição do Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador. O evento acontece no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende (Aciar), situado na Avenida Marechal Castelo Branco, 104, 4º andar, no bairro Jardim Tropical, às 9 horas. Entre os assuntos do seminário estarão a qualidade de vida no trabalho, a linguagem corporal e as doenças relacionadas à atividade produtiva, entre outros assuntos. A atividade contará ainda com cinco palestras que integram o V Seminário Regional de Fisioterapia da Região do Médio Paraíba II.

De acordo com a coordenadora do Cerest Resende, Bruna Ettore, o evento é voltado principalmente para profissionais de fisioterapia, mas representa também uma excelente oportunidade de capacitação para acadêmicos da área, e de informação para pessoas que tenham interesse no assunto. “O tema desta edição é Postura e Saúde, e visa atualizar e trazer novos conhecimentos aos profissionais que já atuam no setor e também para os estudantes que, brevemente, estarão trabalhando na área. Para isso, vamos abordar casos de adoecimento por problemas de má postura no trabalho, além de ouvir um especialista sobre as doenças relacionadas à atividade produtiva, entre outros assuntos”, disse Bruna.

O seminário é resultado de uma parceria entre o Cerest e os profissionais de fisioterapia do Centro Municipal de Reabilitação e de outras instituições, o evento, gratuito, deverá contar com a participação de 60 pessoas, que é a capacidade total do espaço onde o seminário será realizado.

A programação do seminário segue até às 15 horas. Os trabalhos começam com o credenciamento dos participantes às 8h30min, seguido da abertura com a coordenadora Bruna Ettore, e a diretora de Fisioterapia da Prefeitura de Resende, Caroline Afonso Camoleze. A primeira palestra terá início às 9h30min, com o tema “O significado de algumas lesões posturais na visão da leitura biológica”, com o fisioterapeuta e acupunturista Rafael Livramento. Em seguida, às 10h20min ocorre a palestra “Qualidade de Vida no Trabalho”, com a psicóloga do Cerest, Kátia Regina Souto de Oliveira.

A última atividade do período matinal será às 11h10min, com a palestra “Linguagem Corporal – Sua postura molda quem você é”, com  a fisioterapeuta da unidade de Saúde da Família do bairro São Caetano, Juliana Azevedo Mainine. Às 13 horas, haverá a palestra “Alterações posturais e suas implicações clínicas”, com Paulo Cézar da Silva, fisioterapeuta do Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia. Na sequência, às 13h50min, ocorrerá a palestra “DRT – Doenças Relacionadas ao Trabalho”, com o médico ortopedista do Cerest e do Hospital de Emergência, Guilherme Fernando Silva Marques.