Cerest realiza 2º Fórum em Saúde do Trabalhador em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Com o tema “Professor saudável, educação de excelência”, o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), junto com o Programa de Saúde do Trabalho da secretaria municipal de Saúde e a secretaria de Educação promovem hoje o 2º Fórum em Saúde do Trabalhador com os Profissionais da Rede Municipal de Educação. O evento vai reunir cerca de 400 profissionais no auditório da Universidade Geraldo Di Biase, divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde.

O secretário de Saúde Alfredo Peixoto destacou que a iniciativa visa investir, cada vez mais, na saúde dos profissionais da educação. “Ano passado realizamos o primeiro fórum que foi um sucesso. Este ano vamos mostrar para outros profissionais da educação com se manter saudável. Esses profissionais são o bem maior que temos, então precisam ser bem cuidados”, disse o secretário. De acordo com o coordenador do Cerest, Marcelo Cavaliere, o objetivo é diminuir o quadro de professores ausentes devido a problemas de saúde. “A capacitação aborda a parte de exercício, de fonoaudiologia, com a premissa de diminuir problemas vocais, além de atos como descansar, beber água. Também tem a parte mental. O profissional tem que saber não trazer os problemas pessoais dele para a sala de aula, e não levar os problemas de sala para a vida particular”, explicou Marcelo.

Entre os assuntos que serão abordados durante o encontro estão: Riscos Ocupacionais para Profissionais da Educação; Cuidados com os Pés e Boa Postura: Um Novo Movimento para a sua Vida; Voz em Foco e Estratégias e Enfrentamentos no Cotidiano do Trabalho para Combater o Stress.

INTEGRAÇÃO NA EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação realizou na segunda-feira, dia 12, o processo de integração para os recém-convocados a assumir os cargos de Auxiliar de Educação Infantil e Cuidador, na rede municipal de ensino. A ação aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a participação de aproximadamente 50 selecionados que participaram de recente concurso público. “Investir nos profissionais é investir na educação do município. O concurso público é a forma mais democrática de processo seletivo. Quando nós investimos nesses profissionais estamos investindo na educação da cidade. Desejo boas-vindas aos profissionais que estão entrando para compor o quadro da secretaria”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

A secretária de Educação, Rita Andrade destacou a importância da formação para orientar esses profissionais. “Apesar de todas as atribuições estarem descritas no edital, é importante passar para os candidatos todas as atribuições para quando iniciarem os serviços. Essa formação é importante para estarem mais familiarizados com a rotina das escolas e da educação”, afirmou a secretária.

No primeiro momento a equipe pedagógica da SME explicou a rotina de trabalho para os Auxiliares e depois exemplificou na prática vivencias comuns no dia a dia de trabalho. Posteriormente eles realizarão exames médicos para, logo em seguida, se apresentar na Secretaria de Educação e assumir a função. Todo esse processo deve ser concluído ainda nesse mês de agosto. “Além de ser uma garantia de emprego, estarei trabalhando com crianças que é uma das coisas que adoro fazer. Essa integração é essencial para dar um norte sobre nosso trabalho além de ser o momento para as pessoas que estiverem com duvidas saber se darão prosseguimento nas etapas”, disse Brenda de Almeida.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !