RESENDE
Nesta terça-feira, dia 4, a ArcelorMittal e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea) com o apoio da Prefeitura de Resende vão realizar o peixamento no Rio Paraíba do Sul. O peixamento de alevinos será de espécies nativas. Serão soltos 3,5 mil peixes do tipo Grumatã, Piabanha, Lambari do rabo amarelo e Cauda Branca. O Grumatã e o Piabanha, inclusive, correm risco de extinção.
A ação, que faz parte da Semana do Meio Ambiente, acontece às 16 horas, em frente ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)- Campus Resende, no bairro Comercial. O evento contará com a presença do prefeito Diogo Balieiro, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, da produtora de aço e moradores da comunidade.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz celebrou as parcerias realizadas pelo município que trazem muitos benefícios ao meio ambiente da região. “Desde 2018, quando a ArcelorMittal chega em Resende, formamos uma importante e frutífera parceria com a empresa, com vários projetos em conjunto em diferentes áreas como na da educação, da cultura e do meio ambiente. O peixamento é mais um uma ação, que reforça o compromisso da empresa em contribuir na melhora e no cuidado com a comunidade na qual está inserida”, disse Diogo.
Os peixes são oriundos do Banco Genético Vivo de espécies ameaçadas de extinção da Bacia do Rio Paraíba do Sul, sediado no Projeto Piabanha, que fica localizado em Itaocara, no Rio de Janeiro. O peixamento está incluso na programação da Semana do Meio Ambiente em Resende, que terá atividades até a próxima sexta-feira, dia 7. “O peixamento garante o equilíbrio e a reprodução do ecossistema, na manutenção da estabilidade e na preservação das espécies. A ação reforça ainda o compromisso da ArcelorMittal com a comunidade sul fluminense e o meio ambiente. Investimos continuamente para contribuir com a preservação ambiental das regiões onde atuamos”, explicou o diretor da ArcelorMittal Sul Fluminense, Paulo Marcelo.
A empresa monitora mensalmente a qualidade da água, sedimentos e fauna do Paraíba do Sul, em parceria com o INEA. “Os peixes são originários do Banco Genético de espécies ameaçadas de extinção da Baía do Rio Paraíba do Sul, da Unidade de Conservação (UC) de Itaocara (RJ). Eles serão trazidos no dia da soltura em um carro climatizado”, informa Marcelo.
PROGRAMAÇÃO
Além do peixamento, o município, por meio da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), tem uma programação especial preparada para celebrar a Semana do Meio Ambiente.
A programação começa nesta terça-feira, dia 4, e se estende até o dia 7, com oficina, palestra, plantio de mudas e muita informação. Além disso, haverá uma ação de descarte solidário de resíduos eletrônicos de eletrodomésticos no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco.
Na quarta-feira, dia 5, Artecologia no Parque das Águas, às 8 horas, Saudação ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o prefeito Diogo Balieiro Diniz e o presidente da Amar, Wilson Moura e convidados. Já às 8h30min, apresentação do Grupo de Canto Coral com alunos da Escola Municipal Roberto Silveira, (CRIARTE) Teatro Ambiental – “A Mágica da Reciclagem” e o plantio de dez mudas de Mata Atlântica no Parque das Águas. Além de tendas de vários projetos. Das 9 às 15 horas – 8° Descarte Solidário de Resíduos Eletroeletrônicos de Resende, na Avenida Rita Ferreira da Rocha.
Já na quinta-feira, dia 6, das 9 às 11 horas, Oficina Interativa – Animais Peçonhentos, no Grupo SEB, em Itatiaia.
Na sexta-feira, dia 7, Mutirão de Mudas no Horto de Resende, das 9 às 11 horas – com as turmas do Jovem Aprendiz da AEBD.