RESENDE/BRASÍLIA
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, receberam nesta segunda-feira, 6 , no Palácio do Planalto, o CEO Global da Nissan Corporation, Makoto Uchida. Na oportunidade, o executivo anunciou que a Nissan, que possui fábrica em Resende, irá lançar dois novos modelos de SUV (veículo utilitário esportivo, da sigla em inglês, Sport Utility Vehicle) no Brasil, aumentando seus investimentos no país.
A empresa é uma das maiores montadoras do mundo e está presente oficialmente no Brasil há 23 anos. No encontro com Lula e Alckmin, Makoto Uchida também afirmou a intenção da empresa de exportar para a América Latina e outros países a partir do Brasil, além de fortalecer fornecedores internos da montadora, em seu complexo industrial, que fica localizado em Resende.
“O Brasil é uma das regiões estratégicas para nosso crescimento global”, declarou o CEO. A Nissan, segundo ele, tem como objetivo dobrar a participação no mercado brasileiro.
O presidente Lula reforçou que o Brasil oferece a quem quiser investir no Brasil estabilidade jurídica, política e social, com um mercado crescente de possibilidades de retorno de investimentos. E o país está trabalhando para atrair mais investimentos, para aumentar a renda e a qualidade de vida da população.
Durante o encontro, Makoto Uchida apresentou o novo plano estratégico da Nissan para o Brasil, para o período 2023/2025. A reunião também contou com a presença de ministros de estado e de executivos da empresa. O plano estratégico da Nissan será anunciado nesta terça-feira7, em cerimônia no Complexo Industrial brasileiro da empresa.
Governador Cláudio Castro é esperado em cerimônia no Complexo Industrial de Resende
Nesta terça-feira, 7, às 10h30, a Nissan realiza cerimônia no Complexo Industrial de Resende, que marcará um momento importante da empresa no país. O evento contará com a participação de Makoto Uchida, CEO e Presidente da Nissan Motor Co, do governador Claudio Castro, entre outras autoridades e executivos da Nissan.
A Nissan está presente na região Sul Fluminense desde abril de 2014, quando inaugurou o Complexo Industrial de Resende. A unidade fabril é composta por uma fábrica de veículos e uma de motores e possui um ciclo de produção completo, que inclui da área de estamparia até as pistas de testes, passando pela chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.
A fabricante japonesa de automóveis emprega atualmente em Resende cerca de 3,2 mil pessoas, que trabalham na produção do crossover Nissan Kicks e do motor 1.6 16V flexfuel. Desde sua inauguração, mais de 590 mil veículos e 570 mil motores foram produzidos na fábrica. Desses, 85 mil foram exportados para a América Latina.