Centros de Convivência de Idosos poderão oferecer mais atividades para usuários de Resende

0

RESENDE

O vereador Wilson Nunes Duarte Júnior, o professor Wilson (PL) quer a reestruturação dos Centros de Convivência dos Idosos (CCIs) no município. A proposta é de que os usuários tenham acesso a um serviço mais eficiente e completo nessas unidades.

Para professor Wilson, a criação de um espaço de entretenimento e a inclusão de mais aulas, cursos e atividades físicas na rotina dos idosos que frequentam os CCIs vai contribuir para o melhor acolhimento e socialização desse público. “O objetivo é estimular a socialização, resgatar a autonomia e promover o desenvolvimento intelectual e afetivo”, explica o parlamentar, destacando que os Centros de Convivência dos idosos têm um papel fundamental na garantia dos direitos dessa parcela da população. “Iniciativas como os CCIs são de extrema importância para a manutenção dos vínculos sociais e familiares, bem como para a saúde física e mental da terceira idade”, comenta.

Resende conta com três CCIs localizados nos bairros da Cidade Alegria, Alvorada e Paraíso, cujas instalações passaram por ampla reforma e modernização nos últimos anos. Vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, os centros funcionam de segunda a sexta-feira e oferecem uma programação variada e gratuita para homens e mulheres a partir dos 60 anos.

COMPANIA DA ARTE NO ESPAÇO Z

A criação da “Companhia da Arte” no Espaço Z, localizado no Centro da cidade também foi pedida pelo vereador professor Wilson.

Segundo o parlamentar, a medida visa oferecer cursos gratuitos a quaisquer pessoas que se interessem pela arte. “A Companhia da Arte vai promover a  inclusão cultural e social oferecendo cursos gratuitos de pintura, artesanato, apresentações de música, dança e teatro. Será uma forma de incentivo a todos que possuem interesse e até mesmo aqueles que nunca tiveram a oportunidade de experimentar algo novo”, argumentou o vereador.