BARRA MANSA
Um dos grandes benefícios do Centro do Idoso de Barra Mansa, após quase quatro meses de mudança de endereço da sede, serão as aulas gratuitas de hidroginástica voltadas para o público da terceira idade, que terão início, oficialmente, já na próxima segunda-feira, dia 13. O Centro do Idoso continua em funcionamento no bairro Ano Bom, mas passou da Rua Abdo Felipe para a Bráulio Cunha, depois do Colégio Municipal Marcello Drable. O espaço, além de mais amplo, possui uma piscina que oferece condições para a prática dos exercícios.
De acordo com o coordenador do local, Jessé Mendes, na antiga sede alguns idosos já praticavam ginástica sob orientação de um profissional de Educação Física e, esse mesmo grupo, também foi direcionado para as aulas de hidroginástica, que terão capacidade de atender 200 idosos que já estavam na fila de espera por esse exercício. As aulas vão acontecer três vezes na semana nos horários de 8h30min, 9h10min, 9h50min e às 10h30min. Um novo profissional deve ser contratado, em breve, o que vai possibilitar a maior oferta de vagas, segundo o coordenador.
“Na segunda-feira, as aulas de hidroginástica já começam atendendo a 90% da nossa demanda, mas nossa expectativa é atender a todos que quiserem fazer as aulas. É um grande ganho para os idosos de Barra Mansa e os pacientes do Centro do Idoso, que vão ter acesso gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a uma atividade recomendada a eles, pelos próprios médicos ou fisioterapeutas e que muitos não fazem por não terem condições de pagar”, destacou Mendes, ao acrescentar como outro benefício, proporcionado pela atividade, a questão da socialização entre os idosos.
Mensalmente, o Centro do Idoso atende a cinco mil pessoas em diversas especialidades médicas, como ginecologia, clínico geral, urologista, neurologista, geriatra do Alzheimer, dermatologista, cardiologista. Há ainda atendimento com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, musicoterapeuta, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem, aulas de inglês, aula de costura e pintura, bingo, fuxico, ginástica orientada.
Para que os idosos não tenham dificuldades para chegar até ao centro em dias de consultas médicas, quatro horários de micro-ônibus para o Centro do Idoso, partindo da Beira Rio, foram implantados no município. O veículo possui a identificação “Via Centro do Idoso”. Os horários são: 6h05min, 9 horas, 13 horas e 17 horas. Quem estiver no Centro do Idoso e for retornar para o Centro também pode utilizar o transporte. “Os horários dos ônibus foram implantados, conforme os horários das consultas médicas, para que eles não percam os agendamentos”, disse o coordenador.