VOLTA REDONDA
Hoje, o Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, o Centro Dia Synval Santos, no bairro Jardim Paraíba, recebeu a doação de jogos pedagógicos para os assistidos. Eles farão parte do dia a dia dos idosos e foram doados pela Organização Não Governamental (ONG) Conectando Sorrisos.
“A ONG constrói material reciclado como garrafas e tampas de pet, palitos de picolés e outros. Os idosos se divertiram com Jogo da Velha, Vai-Vem e Bilboquê nesta tarde, que chamamos de ‘projeto piloto’ para ver a reação deles, e que teve a participação dos voluntários que fizeram a doação”, contou a coordenadora do Centro de Alzheimer de Volta Redonda, Danielle Freire, destacando que os equipamentos trabalham a motrocidade fina e grossa, estimulando a memória e a percepção, além de promover interação interpessoal.
A coordenadora do projeto “Amar-vos” da ONG Conectando Sorrisos, Roberta Coimbra, esteve no Centro de Alzheimer e participou das atividades. “É muito bom ver de perto a empolgação dos idosos e saber que os jogos vão contribuir para melhorar a qualidade de vida deles”, afirmou, contando que este projeto é voltado para os Centro-Dia de Idosos e para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), mas que a organização tem ações também para crianças.
A unidade da Prefeitura de Volta Redonda é ligada à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), ocupa uma área de dois andares. Tem capacidade para atender até 100 pessoas, que serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17 horas, e os idosos são atendidos duas vezes por semana. As atividades coletivas são coordenadas por assistente social, psicólogo, educador físico e fisioterapeuta. O serviço ainda fornece cinco refeições ao dia e prevê transporte gratuito para os idosos, seguindo critérios de inclusão e necessidade das famílias.