RESENDE
Já está em funcionamento no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Toyota, localizada na região da Grande Alegria, a minibiblioteca, que foi totalmente idealizada, projetada e construída pelos alunos de um curso de iniciação ao FabLab, desenvolvido no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Resende).
A minibiblioteca visa incentivar a leitura entre os usuários do Cras. O protótipo da FabTeca foi desenvolvido por 20 alunos da turma noturna de FabLab, como um trabalho de conclusão de curso. “A proposta deste curso, que visa estimular a criatividade e a inovação, sempre com ênfase na questão social, é que os estudantes desenvolvam um projeto social ao final do curso. Neste sentido, os alunos decidiram fazer a biblioteca e escolheram o Cras Toyota para recebê-la em função do grande número de pessoas que são atendidas no local diariamente”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do município, Jéssica Pavone, explicando que, além de definir qual o projeto seria construído e qual o público seria contemplado, os alunos também fizeram o projeto da FabTeca, escolheram os materiais utilizados e por fim construíram o equipamento.
“Para isso, ao longo de dois meses e meio, os estudantes frequentaram o laboratório do Senai quatro vezes por semana, aprendendo a mexer nas máquinas e a utilizar o sistema mundial de computadores da rede FabLab. Já uma vez por semana, eles foram acompanhados pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, com a abordagem de temas transversais e de desenvolvimento humano, justamente visando despertar a importância das questões sociais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, completa.
A FabTeca foi entregue a comunidade na semana passada com a presença de representantes da Prefeitura, do Senai e da montadora Peugeot-Citroën, que promoveu o curso em parceria com o Senai, além dos alunos que também já produziram um segundo protótipo que será entregue para uma escola pública do município.
Inovação
O FabLab é um espaço criado pelo sistema Firjan nas unidades do Senai com o objetivo de estimular a inovação e a criatividade dos alunos. Ele conta com laboratórios de fabricação digital voltados para a educação profissional e com softwares e equipamentos como impressora 3D, máquinas de corte a laser e kits Arduíno para montagem de circuitos eletrônicos, entre outros equipamentos.