Centro de reabilitação de Volta Redonda finaliza instalação de equipamentos

Por Lara Salles

VOLTA REDONDA

As obras no Centro Especializado em Reabilitação (CER III) de Volta Redonda, na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi, no bairro Voldac, seguem a todo vapor. Agora, o espaço está na fase de instalação de equipamentos, como bancadas e o reservatório de água, construção do acesso de vans para desembarque dos pacientes e finalização das instalações hidráulicas.

O CER III vai funcionar nos moldes do Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira, unindo a parte esportiva a um complexo de saúde. As obras se mostraram necessárias devido ao aumento no número de usuários encaminhados para atendimento. Além do cuidado dispensado ao usuário assistido, os familiares também receberão todo o apoio durante o tratamento, através de reuniões com informações sobre a evolução e orientação sobre os cuidados intradomiciliar.

“Serão desenvolvidas ações de práticas integrativas complementares aos familiares, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), tais como: ioga, dança circular e roda de conversa. Além de inserir os usuários entre as práticas esportivas disponibilizadas no município”, afirmou a secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

O Centro Especializado de Reabilitação, que funciona hoje na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no antigo Hospital Santa Margarida, no bairro Niterói, atende pacientes com deficiências visual, física e intelectual de Volta Redonda e outros 12 municípios da região. O novo espaço vai permitir integração da assistência para este público, que inclui ainda o Follow-Up (Centro de referência para crianças com atraso no desenvolvimento motor e intelectual) e do Polo de Ostomizados, que funcionam em locais separados.

A estrutura do novo CER III, com mais de 30 salas de atendimento, divididas em três pavimentos, conta com projeto arquitetônico acessível, com piso tátil, mapa tátil, rampas, corrimãos e barras de apoio.

No térreo vão ficar os consultórios de oftalmologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, pediatria, odontologia e oficina de órtese e prótese. No segundo piso será o atendimento do Follow–Up, com consultórios de pediatria, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, salas de fisioterapia, integração sensorial, terapia intensiva motora e tratamento intensivo cognitivo.

Já o terceiro pavimento será destinado à reabilitação física, intelectual e visual, e contará com consultórios, salas de fisioterapia, integração sensorial, orientação visual de mobilidade, atividade de vida prática (espaço que simula os ambientes de uma residência) e ginásio terapêutico.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos