BARRA MANSA
O Centro de Especialidades Médicas (CEM) da prefeitura, no Centro, registrou um aumento de 64% do número de atendimentos no primeiro trimestre deste ano. A média de atendimentos mensal foi de 3.174. No mesmo período do ano passado o número foi de 1.930. Para a coordenadora do CEM, Maria José de Oliveira, a Zezé, o aumento na procura por atendimento se deve pelo momento mais brando de contágio da Covid-19.
“No início do ano passado estávamos vivendo um momento muito delicado por causa da pandemia, quando as pessoas tinham receio de sair de casa, principalmente para irem ao médico. Com o avanço da vacinação no município, foi possível ampliar o número de atendimentos, sendo acrescentadas cinco novas especialidades médicas: endocrinologia, otorrinolaringologia, pneumologista, psiquiatria e urologia”, explicou Zezé.
Foi realizado ainda no CEM o comparativo entre um trimestre do ano e outro para cada uma das especialidades oferecidas. Os maiores encaminhamentos foram para tratamento com alergista e ortopedista, 136% cada. “Com o aumento da necessidade dos munícipes, tivemos o crescimento médio na procura de cerca de 100% em 15 especialidades disponibilizadas, fora as quatro novas”, acrescentou a coordenadora.