Centro de Atendimento ao Idoso continua realizando campanha Novembro Azul

0

BARRA MANSA

A campanha do Novembro Azul, que aconteceu no fim do ano de 2018, foi realizada na cidade durante todo o mês a fim de conscientizar o homem a se prevenir do famoso câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens. Porém, por causa da repercussão que a campanha causou, o Centro de Atendimento ao Idoso de Barra Mansa ainda continua a realizar os exames de próstata aos idosos do município. Cerca de 260 exames já foram feitos no Centro.

Desde o início, a campanha foi um sucesso, realizando cerca de 30 exames de próstata por semana. O Centro do Idoso disponibilizou um urologista, e é oferecido tanto o exame de sangue, quando o de toque. Os homens, maiores de 60 anos, interessados em realizar o procedimento, devem realizar o cadastro no Centro apresentando uma xérox do cartão do SUS e um comprovante de residência. O resultado do exame sai em cerca de dez dias.

De acordo com o coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, toda a campanha foi realizada através de cartazes e propagandas em redes sociais. “A campanha acabou, e, após dois meses as filas ainda continuaram extensas. Muitas pessoas estão procurando o Centro para realizar os exames e foi por isso que estendemos o serviço, e, provavelmente iremos realizar o programa também em fevereiro”, disse, completando que muitas vidas estão sendo salvas, graças ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Ainda segundo o coordenador, o Ministério da Saúde pediu que fosse realizada a campanha. “Primeiro foi o Outubro Rosa, que foi realizada pelo Hospital da Mulher, e em seguida o Novembro Azul, que aderimos para cuidar da saúde dos homens”, disse, explicando a importância dessa campanha. “Os homens têm uma estimativa de vida menor que das mulheres, e um dos cânceres que mais matam a população masculina é o de próstata”, disse.

CENTRO DE ATENDIMENTO AO IDOSO

Além do projeto do Novembro Azul, o Centro de Atendimento ao Idoso também disponibiliza outros serviços da área médica, como: geriatria, fisioterapia, nutrição, e psicologia. Além de atividades voltadas ao bem estar do idoso, que incluem aula de musica, terapia, projeto de capoeira, bingo, tricô, e, assistência social.

O coordenador Eduardo Pimentel ainda falou sobre a importância da valorização dos idosos.  “Quem não respeita alguém de idade, não respeita o próprio futuro”, afirmou, agradecendo o apoio da prefeitura. “Agradeço muito o secretário de saúde, Sergio Gomes e o prefeito Rodrigo Drable, que dão sempre o suporte e o apoio necessário aos serviços voltados para a terceira idade no município”, disse.

O Centro de Atendimento ao idoso funciona na Rua Abdo Felipe, 22, Ano Bom, de 7 às 17 horas. O telefone de contato é (24) 98819-6136.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !