RESENDE
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), ligado à Superintendência de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, está em reforma para garantir o atendimento de crianças e adolescentes que necessitam dos serviços em saúde mental. Segundo a prefeitura, as melhorias acontecem em diversas áreas do CAPSi, entre elas: novos materiais pedagógicos, como instrumentos musicais que estão à disposição para trabalhar a criatividade dos pacientes; livros; mesa de totó. Além de pintura da fachada e das salas de atividades.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde antes da reforma não havia diferenciação das salas de atendimento. Com as melhorias, o espaço de atendimento para adolescentes recebeu pintura, novos puffs e jogos apropriados para a faixa etária.
A sala para as crianças também recebeu pinturas temáticas para o público infantil. “As pinturas temáticas das áreas internas foram feitas por uma psicóloga do CAPSi. Com estas melhorias, as crianças e adolescentes terão atendimentos necessários para saúde mental e de qualidade. Na nossa área externa, decidimos deixar um muro em branco para que quando for possível as atividades em grupo, os pacientes poderão se expressar”, disse a coordenadora do CAPSi, Cláudia Alves Jacob.
Devido à pandemia da Covid-19, os atendimentos presenciais apenas são realizados individualmente, seguindo todos os protocolos sanitários como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Entretanto, há ainda atendimento online para os pacientes que sejam do grupo de risco.
ATENDIMENTO
O CAPSi funciona na Rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Jalisco, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. No local são atendidos crianças e adolescentes com transtorno mental ou que sofrem pelo uso de álcool e drogas.