Centro de Atenção Psicossocial de Quatis terá repasse federal de R$ 28 mil

0

QUATIS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Quatis receberá recursos federais para manter a assistência aos cerca de 200 pacientes cadastrados no município. O pedido de credenciamento da unidade feito pelo governo municipal junto ao Governo Federal foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Com o credenciamento do CAPS, cuja unidade funciona no bairro Jardim Pollastri, nas antigas instalações da policlínica municipal, a cidade de Quatis receberá mensalmente R$ 28.305,00 para auxiliar a prefeitura no custeio do atendimento aos pacientes com problemas emocionais e mentais. “Mais um resultado positivo das ações realizadas pela administração municipal visando aprimorar o atendimento disponibilizado aos moradores de Quatis através da rede pública de saúde”, afirmou o prefeito Bruno de Souza (MDB).

Segundo a administração municipal, até a aprovação do credenciamento da prefeitura, todos os gastos aplicados no funcionamento do CAPS eram pagos pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde. “A aprovação de verbas do Ministério da Saúde a favor do CAPS permitirá ao nosso governo uma maior disponibilidade de recursos próprios para investimentos em outros setores. Um dos critérios avaliados na análise desta proposta foram justamente os serviços prestados à população na área da saúde pública, desde o atendimento ambulatorial até o atendimento de emergência”, destaca o prefeito, que em breve vai tornar realidade a residência terapêutica destinada aos pacientes com transtornos mentais. Em dezembro, o governo fez o processo de seleção voltado à contratação de um médico psiquiatra, um psicólogo, quatro cuidadores de pacientes e um servente.

ATENDIMENTO

Dos 200 pacientes cadastrados atualmente pelo CAPS de Quatis, são 12 os atendidos de segunda a sexta-feira, com café da manhã, almoço, atividades físicas, oficinas, reuniões com as famílias e o atendimento médico e realizado por psicólogos. A equipe responsável pela assistência aos pacientes reúne 10 funcionários: psiquiatra, psicólogo, assistente social, servente, cozinheiro, estagiário de psicologia, estagiário de Educação Física, agente administrativo e recepcionista (um servidor de cada um destes segmentos).

Deixe um Comentário