RESENDE
A vereadora Márcia Lima (Agir) sugeriu ao Poder Executivo que o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Casa Aberta de Resende funcione pelo período de 24 horas no município. A proposta da vereadora foi aprovada pelo Plenário e encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz (PL).
O Caps Casa Aberta oferece atendimento para maiores de 18 anos com transtorno mental grave. O serviço recebe um fluxo de atendimento com pacientes que foram previamente encaminhados pela Atenção Básica, dentre elas, Unidade de Saúde da Família (USF), Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Clínica da Família, de Unidades Especializadas e Serviços de Emergência e Urgência. Além disso, o serviço também atende demanda espontânea para avaliação e orientação. O CAPS funciona na Rua Santo Antônio, 769, no bairro Vila Julieta, em frente ao Parque Julieta Botelho, mais conhecido como Parque Tobogã. “A solicitação é de suma importância uma vez que, que o objetivo do CAPS Casa Aberta é oferecer atendimento de saúde mental à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, e com o funcionamento no horário solicitado, a população terá mais fácil acesso e amplitude nos atendimentos”, destacou a vereadora Márcia.
COLETA DE SANGUE NA POLICLÍNICA MANEJO
Um estudo de viabilidade visando realizar coleta de sangue na Policlínica do bairro Manejo, em Resende, foi solicitado pela vereadora Márcia Lima.
“Este procedimento não está sendo realizado na unidade, e os pacientes são encaminhados para a Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Liberdade, o que está trazendo transtornos principalmente aos idosos que necessitam de forma rotineira do exame de sangue”, explicou a parlamentar.