VOLTA REDONDA
A Cidade do Aço inaugurou nessa terça-feira o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no local serão realizadas atividades culturais, esportivas, de lazer, de assistência social e de capacitação profissional. A cerimônia de inauguração contou com a apresentação de danças da ONG ‘Arte de Todo Lugar’, que trabalha com crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais, e outra dos alunos de dança do Ginásio do Bairro Vila Rica, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A Banda Municipal de Volta Redonda também se apresentou.
A expectativa da prefeitura é que os cursos, a princípio, reúnam cerca de 250 alunos. Em 2019, a estimativa é atender diretamente duas mil pessoas.
O CEU está localizado no Bairro Jardim Vila Rica-Tiradentes, a iniciativa é a 184ª unidade a ser inaugurada no Brasil e a sétima no estado do Rio de Janeiro, onde estão previstas 22 unidades. O investimento do governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), foi de R$ 2,71 milhões.
A unidade de Volta Redonda ocupa área de 700 metros quadrados e conta com edificação multiuso com cinco pavimentos: praça coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; salas de aula; salas de oficina; telecentro; sala de reunião, biblioteca; cineteatro/auditório com 48 lugares e uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Algumas atividades já estavam em execução dentro da praça mesmo antes da inauguração oficial, como oficinas de corte de cabelo, de design de sobrancelhas, de percussão com material reciclável e de artes cênicas e aulas de alongamento e de danças rítmicas. Todas as atividades ocorrem em parceria entre as secretarias municipais de Cultura, de Ação Comunitária e de Esporte e Lazer, além de autarquias municipais, como a Fundação Beatriz Gama.
CEUs
As Praças CEUs funcionam por meio de gestão compartilhada, formada por um conselho de pessoas da sociedade civil organizada, de órgãos públicos e da sociedade civil que organizam e administram o funcionamento do centro, bem como as atividades que ocorrem no local, que são discutidas e demandas pela comunidade.
A proposta das Praças CEUs é integrar, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, a fim de promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social nas cidades brasileiras