Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, lança Edital Ocupa 2022

0

VOLTA REDONDA

A Fundação CSN e o Centro Cultural abriram o edital Ocupa 2022 para inscrições de projetos com foco em transformar vidas e comunidades por meio da expressão cultural. Nessa direção, as ações deverão envolver arte; cultura; educação; valorização à diversidade da cultura brasileira e aos direitos humanos. A ocupação poderá ser feita nas Salas Movimento, Desenhista e Maestro Franklin. As inscrições são presenciais até o dia 13/05 e o edital está no site centroculturalfcsn.org.br.

A ocupação é gratuita para realização de ensaios, pesquisas, processos artísticos, apresentações de teatro, dança, música, seminários, formações, contação de histórias, saraus, feiras, entre outros. Projetos relacionados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), princípios do pacto global, de ações sustentáveis com um olhar voltado para a preservação dos recursos naturais e de economia solidária também serão contemplados neste edital, desde que dialoguem com as linguagens trabalhadas no Centro Cultural. A Ocupação poderá ser feita no período de 23/05 a 16/12 semanalmente ou conforme a necessidade do projeto.

“A ocupação é de grande valor para os artistas da região e para a sociedade, pois viabiliza projetos como o nosso. Estamos com muitas ideias e projetos para este ano que temos certeza de que será de muito crescimento e realizações e ter a disponibilidade de usar um local apropriado, com boa manutenção, boa localização e seguro é de extrema importância para nós”, comenta Isabel Passos, integrante do Coletivo Vertente.

O responsável deverá comparecer no Centro Cultural com os documentos: RG, CPF, proposta do projeto e conteúdo da ação a ser realizada. O projeto será analisado conforme a linguagem e a adequação da proposta com as ações desenvolvidas no espaço, relacionadas à a­rte, cultura e educação. Os artistas/grupos selecionados receberão as respostas por telefone e e-mail.

“O espaço foi preparado com muito carinho para receber os artistas e coletivos para criarem e apresentarem seus processos artísticos e culturais para o público, disponibilizando ferramentas para contribuir cada vez mais e melhor com essa iniciativa”, diz Giane de Carvalho, coordenadora do Centro Cultural Fundação CSN.

As salas têm capacidade de receber entre 15 e 120 pessoas e são destinadas para diversas linguagens artísticas como desenho, pintura, dança, teatro, grupos de cultural popular, apresentações de teatro e espetáculos abertos ao público. Confira mais informações no Edital no site centroculturalfcsn.org.br.

O Centro Cultural Fundação CSN, espaço de ações gratuitas e multidisciplinar localizado em Volta Redonda (RJ), voltado para a formação e a difusão da arte, educação e cultura, tem patrocínio máster da CSN e patrocínio da MRS e Grupo SOTREQ, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Realização da Fundação CSN com o Ministério do Turismo.

Inscrições: até 13/05

Endereço: Rua Vinte e Um, 402 – Vila Santa Cecília, Volta Redonda (RJ)

Horário de atendimento: 9h às 21h30

Telefone: (24) 3343-3990

Sobre o Centro Cultural Fundação CSN

O Centro Cultural Fundação CSN desenvolve atividades multidisciplinares com foco de transformar vidas e comunidades por meio da expressão cultural, voltadas para a formação e a difusão da arte, educação e cultura. Entende a arte como ferramenta de transformação, trabalhando temas relevantes e inquietantes da sociedade, ampliando a capacidade para mudar estruturas e criar redes.  Localizado em Volta Redonda (RJ), abraça e acolhe a diversidade cultural, contempla manifestações da cultura popular, urbana, linguagens periféricas e promove pesquisa dentro das artes visuais. Além da produção cultural desenvolvida, abre o espaço para os coletivos e fazedores de cultura, proporcionando aos grupos a possibilidade da prática e troca, ampliando assim a visibilidade da sua manifestação cultural.

Em 2021, deu continuidade às atividades nos meios digitais com exposições virtuais, lives, podcasts, oficinas, web series, entre outras ações. Ao todo, foram realizadas 213 atividades culturais com um alcance de público de 94.949 visualizações.