ANGRA DOS REIS
Recentemente, a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) recebeu especialistas da missão de Peer Review Follow Up da World Association of Nuclear Operators (Wano). O objetivo da missão é acompanhar os pontos que foram levantados como dignos de atenção na última missão da Wano, realizada em abril de 2023.
Dentre esses quesitos, destacam-se os fundamentos de liderança, os fundamentos de operação, confiabilidade de equipamentos e segurança industrial. Ao longo da missão, os especialistas da Wano e os profissionais da Eletronuclear, chamados de counterparts, revisaram os avanços realizados em cada plano de ação proposto. Os counterparts são colaboradores da empresa que atuam diretamente ao lado dos especialistas da Wano nos quatro segmentos citados.
As avaliações seguirão quatro níveis: A, quando satisfatória; B, quando em evolução; C, em risco; e D, insatisfatória. O resultado será consolidado em um relatório que deve ser divulgado nos próximos meses.
De acordo com o diretor de Operação e Comercialização da empresa, Ricardo Luís Pereira dos Santos, a visita foi vista com celebração. “Agradecemos o suporte da Wano, que nos últimos dois anos tem nos proporcionado uma troca de experiências muito valiosa. Nosso compromisso é com a melhoria contínua da operação e a segurança das usinas”, destaca.
O líder da missão, Matthias Horvath, destacou a transparência da Eletronuclear durante toda a missão. “Foi uma ótima missão, com grande apoio e espírito colaborativo. Isso não é importante apenas para a Eletronuclear ou para a Wano, mas para toda a indústria nuclear. Trabalhar de forma aberta nos permite aprender uns com os outros, e isso ficou muito claro aqui”, conclui.