ANGRA DOS REIS
Ex-alunos da Escola Municipal de Educação de Surdos (EMES) participaram neste sábado, dia 8, do segundo encontro da Central de Intérprete de Libras da Prefeitura de Angra. O evento organizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e de Assistência Social aconteceu no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, no Balneário. A atividade foi alusiva ao Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, que reforça a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão.
O encontro começou com um café da manhã reforçado e em seguida contou com demonstração de defesa pessoal.
Jogos e gincanas também animaram os surdos, que contaram com o apoio vários intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Com o auxílio da intérprete de libras Camila Lins, Ellaino Sérgio Ferreira de Oliveira, de 38 anos, expressou o sentimento sobre a ação. “Foi muito bacana este convite para que a comunidade surda estivesse presente aqui hoje. Esse momento de lazer é importante, pois precisamos de acolhimento. Que esse encontro se repita várias vezes. A língua de sinais deve ser espalhada não só entre nós surdos, mas para todos, seja no comércio e em vários outros seguimentos”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio, esteve presente e destacou a importância deste encontro de inclusão. “O nome da nossa pasta já diz tudo: “Promoção da Cidadania”. E é isso que estamos fazendo aqui hoje: trabalhando políticas públicas para a inclusão das pessoas com deficiência. Este evento demostra que o governo tem preocupação em atender este público e garantir seus direitos”, disse Sampaio.
Para se inscrever no curso de LIBRAS oferecido pela Prefeitura de Angra basta enviar um e-mail com os dados pessoais do interessado (nome, endereço, telefone de contato) para o endereço: [email protected]. As turmas são montadas semestralmente, conforme as vagas vão sendo preenchidas.