ITATIAIA
A partir dos dados preliminares do Censo Agropecuário Brasileiro, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Itatiaia pretende estipular as principais demandas dos produtores rurais.
Segundo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, João Alberto Oliveira, os levantamentos do IBGE reúnem números de diversas áreas do setor rural, como Agroindústria, Horticultura, Lavoura, Extração, Silvicultura, Agricultura e Aquicultura, Apicultura.
O relatório concluído em julho revela as condições legais da terra, produtos de extração vegetal, máquinas, tratores e equipamentos, sistema de preparo da terra, entre outros. Com base nas informações, o mapeamento da área rural será realizado. “Esses ainda são dados preliminares, mas a partir deles nosso objetivo é iniciar um levantamento para saber quem são esses produtores e onde estão especificamente”, disse João Alberto Oliveira, ressaltando que esses indicadores específicos serão utilizados de maneira estratégica sobre o setor para implantar políticas públicas.
O mapeamento do setor rural deve contar com a participação dos produtores. “Queremos ouvir esses produtores para saber também dos seus anseios para o crescimento do setor. Sabemos que são as pessoas que desenvolvem suas atividades na área que sabem quais são as principais demandas. Vamos trabalhar também para implantar programas e buscar recursos junto ao Governo Federal”, finaliza o secretário.