AGULHAS NEGRAS
Os cemitérios dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, que formam a Região das Agulhas Negras, já estão preparados para o Dia de Finados. A previsão é de que cerca de dez mil pessoas devem visitar os cemitérios. As prefeituras montaram esquema especial nas cidades.
Para garantir a segurança e conforto dos visitantes, as prefeituras dos quatro municípios realizaram a limpeza e manutenção dos cemitérios. Entres as melhorias, roçada e capina entre os túmulos, retirada de entulho e pinturas de meio-fio e dos muros. Além disso, as áreas no entorno dos cemitérios também receberam atenção especial com o reforço das pinturas das faixas de pedestres e de sinalização vertical.
Em Resende existem quatro cemitérios, sendo treis municipais, o Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos, o do distrito Engenheiro Passos e o de Vargem Grande, além de um particular, o Recanto do Vale, no distrito de Bulhões.
O Cemitério Municipal Senhor dos Passos, localizado no bairro Alto dos Passo, deverá receber 5 mil pessoas. O Cemitério Municipal estará aberto ao público em horário diferenciado das 7 às18 horas. A programação religiosa organizada pela Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda vai realizar missas de Finados, às 8, 10 e 16 horas. Já nos cemitérios de Engenheiro Passos e Vargem Grande, as missas acontecem às 8 horas.
O Cemitério Municipal de Itatiaia, no bairro Vila Odete e o de Maromba, na região Serrana, terão horários especiais neste sábado, onde os portões abrirão às 6 horas e fecharão às 18 horas. A expectativa é de que cerca de duas mil pessoas passem pelo local.
Segundo o administrador do Cemitério Municipal, Valmir Albuquerque, funcionários estarão de plantão e a capela ficará aberta durante todo o dia. Tradicionalmente o jazigo mais visitado é do Padre José Wyrwinski, que durante anos realizou as celebrações religiosas na Matriz de São José, em Itatiaia.
Em Porto Real, o Cemitério Municipal, localizado na Estrada do Tecnopolo, ficará aberto das 7 horas até às 17 horas. A missa acontece às 9 horas. Haverá uma tenda e cadeiras para os visitantes acompanharem a missa, além do apoio de funcionários orientando e localizando os jazigos dos entes queridos dos visitantes. A expectativa é de que mil pessoas visitem o local.
Já em Quatis, o Cemitério Municipal, localizado no bairro Bondarovsky. ficará aberto das 7 horas até às 17 horas. Os funcionários da administração municipal vão orientar os visitantes. Não serão realizadas missas e cultos ecumênicos, nesta data. Estão sendo esperadas que 500 pessoas passem pelo cemitério.