AGULHAS NEGRAS
Cerca de 8,5 mil pessoas devem passar pelos cemitérios municipais dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis que compõem a região das Agulhas Negras nesta quarta-feira, da 2, no Dia de Finados. As prefeituras montaram esquema especial nas cidades.
Com objetivo de garantir a segurança e conforto dos visitantes, as prefeituras dos quatro municípios realizaram a limpeza e manutenção dos cemitérios. Entres as melhorias, roçada e capina entre os túmulos, retirada de entulho e pinturas de meio-fio e dos muros. Além disso, as áreas no entorno dos cemitérios também receberam atenção especial com o reforço das pinturas das faixas de pedestres e de sinalização vertical.
Em Resende, o Cemitério Municipal Senhor dos Passos, localizado no bairro Alto dos Passo, deverá receber 5 mil pessoas. O Cemitério Municipal estará aberto ao público em horário diferenciado das 7h30min às17 horas. O governo municipal ainda elaborou um esquema especial de trânsito, visando evitar aglomerações, além de manter a ordem no local. A estrutura conta com a Guarda Civil Municipal, a Superintendência de Trânsito e Água das Agulhas Negras, além do apoio da Polícia Militar. Em relação à programação religiosa organizada pela Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda vai realizar missas de Finados, às 8, 10 e 16 horas.
O Cemitério Municipal de Itatiaia, localizado na Vila Odete, também terá horário especial. Os portões estarão abertos entre 7 às 18 horas. A expectativa é de que cerca de duas mil pessoas visitem o local. Dois funcionários estarão de plantão, além da servidora que cuida da capela, para orientar o público ou atender a eventuais emergências.
O administrador do Cemitério Municipal, Valmir Albuquerque, informa que o cemitério tem cerca de 1.600 túmulos e uma média de 700 gavetas. O jazigo mais visitado é do Padre José Wyrwinski, que durante anos realizou as celebrações religiosas na Matriz de São José, em Itatiaia.
A prefeitura vai colocar lixeiras em pontos estratégicos, para que os visitantes possam fazer o descarte de flores e de outros objetos durante a visita. Durante todo o dia os banheiros existentes na Capela Municipal, situada ao lado do Cemitério, estarão à disposição dos visitantes.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está solicitando a quem for ao Cemitério para evitar deixar vasos ou outros recipientes vazios no espaço, porque podem acumular água e servir de criadouros para o mosquito que transmite a dengue. Com o objetivo de organizar o tráfego de veículos, a Guarda Civil Municipal fará o monitoramento do trânsito no entorno.
Em Porto Real, O cemitério ficará aberto das 7 horas até às 17 horas. A missa acontece às 8 horas. Haverá uma tenda e cadeiras para os visitantes acompanharem a missa, além do apoio de funcionários orientando e localizando os jazigos dos entes queridos dos visitantes. A expectativa é de que mil pessoas visitem o local
Já em Quatis, a Secretaria de Administração já promoveu a limpeza e a adequação do Cemitério Municipal, além de estabelecer orientações para a visitação. O horário de funcionamento será de 7 às17 horas. Estão sendo esperadas que 500 pessoas passem pelo cemitério.