Cemitério Senhor dos Passos registrou movimento maior de visitantes, neste ano, no Dia de Finados

Por Cyntia Freitas

RESENDE

A chuva intensa que caiu nos últimos dias deu uma trégua nesta terça-feira, dia 2, o que contribuiu para o aumento do fluxo de pessoas no Dia de Finados, no Cemitério Municipal Senhor dos Passos, localizado no bairro Alto dos Passos. Durante a visitação, a prefeitura orientou a população a seguirem as medidas preventivas contra a Covid-19, respeitando o distanciamento social, o uso de máscaras e o álcool em gel para higienização.

O maior fluxo de pessoas fazendo homenagens aos entes queridos foi registrado no período da manhã até o início da tarde. “Ao contrário do ano passado o movimento no cemitério aumentou consideravelmente. O fluxo de pessoas no período da manhã foi grande, ainda mais que a chuva parou”, disse a administradora do Cemitério Municipal, Lucíola Ferreira Pascoal, acrescentando que a expectativa é de que cinco mil pessoas visitem os mais de quatro mil túmulos no Cemitério Municipal neste Dia de Finados.

Pessoas também acendem velas no Cruzeiro, localizado quase no final do Cemitério Municipal-Cyntia Freitas

“Todo o ano eu sempre venho no Cemitério no Dia de Finados para prestar minha homenagem aos parentes e amigos que estão aqui sepultados. Este ano, estava com medo de a chuva atrapalhar, mas o tempo abriu e eu consegui trazer as flores e acender as velas como de costume”, disse a aposentada Irenice Ferreira, 80 anos, que foi ao cemitério com a filha.

O tempo limpo também ajudou as pessoas que aproveitam a data para ganhar uma renda extra, limpando os túmulos. Este ano, eles também comemoraram o aumento do número de pessoas visitando o local. “No ano passado, eu e meu primo quase não conseguimos ganhar muito dinheiro com a limpeza de túmulo. O movimento foi fraco. Já este ano, já limpamos mais de dez túmulos, desde às sete horas da manhã. Só vamos comer um lanche na padaria aqui perto e retornar correndo para conseguir pegar mais serviços até às 16 horas”, disse o auxiliar de serviços gerais Geraldo Silva.

Túmulo de Santa Eny é um dos mais visitados no Cemitério Municipal de Resende-Giovanni Rossini/TV Rio Sul

TÚMULOS MAIS VISITADOS

O túmulo da jovem Eny Cordeiro Seabra, chamada como Santa Eny. A carioca que nasceu em 20 de fevereiro de 1922, era filha do casal Fausto da Costa Seabra e Guanayara Cordeiro Seabra e morreu aos 21 anos. Desde o seu sepultamento, a população atribui alguns milagres a ela. De acordo com a história, que já foi contada pelo historiador Claudionor Rosa, falecido no dia 28 de março de 2019, na exposição Finados Cultural, que era realizada anualmente no Dia de Finados, no interior do cemitério, o pai da Santa Eny, o major do Exército, Fausto, veio para Resende para as obras de construção da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Eny teve três irmãos e uma vida comum de moça. Ela faleceu em 02 de junho de 1943, aos 21 anos e foi enterrada no Cemitério Senhor dos Passos, vestida com uma mortalha. É o túmulo mais visitado deste cemitério durante todo o ano, mesmo não sendo na época do Dia de Finados, devido ao fato de as pessoas creditarem vários milagres realizados por ela.

O Cruzeiro, localizado quase no final do cemitério, também é um dos mais visitados. Lá, os mais antigos costumam dizer que quando a pessoa não encontra o túmulo do ente querido, acende uma vela neste local. “Desde pequena sempre ouvia a história de quando a gente não lembra do local do túmulo, a gente acende vela no Cruzeiro. E os mais antigos ainda falam que é costume acender vela para as almas”, conta o aposentado Osvaldo da Silva.

MISSAS CANCELADAS

As três missas que estavam programadas para acontecerem na tenda ao lado do Cemitério Municipal Senhor dos Passos, foram canceladas por conta da previsão de chuvas intensas nesta terça-feira, dia 2. As celebrações foram realizadas no período da manhã na igreja Senhor dos Passos, também no bairro Alto dos Passos e às 18 horas na Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade. Já no bairro Vila Julieta, a missa acontece às 19 horas, na Igreja Cristo Ressuscitado.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos