MANGARATIBA
O Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico (CEMAP), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, vem criando diversas ações para que seus pacientes e familiares possam enfrentar o confinamento devido à pandemia de Covid-19. A nova ação foi o projeto “Contando Histórias”, desenvolvido pelas profissionais do CEMAP.
O projeto é realizado por meio de vídeo enviado para os pacientes, com historinhas criadas pela equipe, abordando o tema Coronavírus de forma lúdica, auxiliando as crianças a compreenderem o que está acontecendo e porque elas precisam ficar em casa. Também são oferecidas ideias e sugestões de atividades que podem ser realizadas em suas casas.
Segundo Cristileine Pereira da Silva, diretora do CEMAP, o projeto visa uma aproximação com os pacientes e seus responsáveis. “Queremos proporcionar um aconchego e auxílio, para juntos enfrentarmos todas as dificuldades que a quebra da rotina com o isolamento social trouxe para nossos lares. Esse primeiro teve como tema o Covid-19, mas enquanto durar a pandemia, vamos desenvolver outros temas diferentes”.
CEMAP
O Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico (CEMAP) tem por finalidade oferecer atendimento aos alunos do Município, que apresentam necessidades educacionais especiais (transitórios ou não), deficiências, transtorno global do desenvolvimento, dificuldade de aprendizagem, transtornos de aprendizagem, transtornos funcionais, distúrbios de comportamento ou vulnerabilidade, que interfiram na sua participação plena do cotidiano escolar.
O órgão possui duas sedes, uma em Itacuruçá e outra na Praia do Saco. Para receber este atendimento, o paciente/aluno passa por uma triagem de avaliação realizada na unidade escolar. O CEMAP conta com uma equipe com as seguintes especialidades: multidisciplinar, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, psicopedagogia, psicanálise, psiquiatria e terapia ocupacional.