BARRA MANSA
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), da Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, realizou na tarde desta quinta-feira, 14, a festa julina dos alunos da Oficina Profissionalizante Professora Didi Coutinho, localizada no Parque da Cidade. Com guloseimas e atividades típicas da festividade, o evento marcou o encerramento das atividades relativas ao primeiro semestre deste ano.
A coordenadora do Cemae, Sônia Coutinho, comentou sobre a sua emoção de realizar mais uma festividade voltada para os alunos com deficiência intelectual e idade a partir dos 17 anos. “O trabalho desenvolvido pelo Cemae é extremamente gratificante. Ele transforma a vida das pessoas, não somente dos alunos e seus familiares, mas de todos os envolvidos no processo. Nos torna cada vez mais sensíveis às causas e especificidades do ser humano”, ressaltou Sônia.
A diretora da Oficina, Isabel Melotto, ressaltou a importância da festa para os assistidos pela unidade. “É uma oportunidade após o período de pandemia para eles interagirem, fazendo o que gostam, como cantar e dançar. Para se ter ideia, até o nosso aluno cadeirante se envolveu na dança e se movimentou com toda alegria que lhe é característica”.
A festa julina teve direito ao casal de noivos e padre. Regiane da Silva, de 37 anos, com deficiência auditiva, através da intérprete de libras Carolina Alcântara, comentou da sua felicidade. “Está tudo muito bom e estou linda de noiva”.
A deficiência visual e intelectual de Carla Fernanda, não impediu que ela se divertisse. “Estou adorando tudo, mas o que mais gostei foi da quadrilha”, concluiu.