VOLTA REDONDA
Celebrações e visitação estão movimentando desde cedo o Cemitério Municipal Bom Jardim Isidório Ribeiro, no bairro Retiro, em Volta Redonda, neste sábado, dia 2. Data em que celebra o Dia de Finados, milhares de pessoas já passaram pelo local. Muitos, que no ano passado se queixaram do abandono do local, hoje está elogiando.
O aposentado, Carlos Alberto de Oliveira Bastos, e a doméstica, Shirley de Carvalho Mendes, estão entre os visitantes deste sábado, que falar ao A VOZ DA CIDADE sobre a importância do Dia de Finados. O aposentado destacou que a visita aos túmulos dos entes queridos não deveria ser apenas uma vez por ano, mas sim todos os dias, já que se trata da casa futura de todos. “A importância de vir aqui é bíblica, por ser aqui a nossa casa futura, nosso final. Hoje eu estou aqui visitando meu pai, minha mãe, minha irmã, meu irmão e minha tia. Eu sei que eles estão no descanso eterno, feliz, e olhando por nós, mas estamos aqui seguindo o que Jesus Cristo seguiu”, comentou o aposentado.
Em relação à manutenção do cemitério, o aposentado explicou que no ano passado, o espaço não estava bem cuidado, mas este ano, está bem diferente. “Hoje encontramos o cemitério bem pintado, bem sinalizado, tranqüilo, muito calmo e muito lindo. Gostei do cemitério hoje. Em relação aos outros eu não posso falar, mas esse aqui está muito bem cuidado. De 0 a 10, dou nota 10 para a limpeza, a aparência, a sinalização, tudo muito bom, gostei”, declarou o aposentado, lembrando que tem ainda que fazer um agradecimento também ao atual prefeito, porque, com certeza tem ‘dedo’ dele nessa limpeza também. “Já era pensamento dele, cuidar bem daqui”, completou.
Outra que falou sobre a importância de visitar o espaço neste Dia de Finados, foi a doméstica, Shirley de Carvalho Mendes. Quando falou com a reportagem, ela estava fazendo a limpeza do túmulo da família. “Esse é um momento importante. A gente sabe que aqui só está a matéria, mas tem a parte espiritual. Então vim aqui rezar, agradecer e homenagear meus pais e meus irmãos. Ascendendo uma vela, fazendo uma oração independente de estar aqui a gente tem que estar sempre orando para que eles possam estar caminhando em um bom lugar. Esse momento conforta um pouco o nosso coração, a saudade é grande”, falou a mulher. A expectativa da direção do cemitério é de que, até às 17 horas, dez mil pessoas passem pelo local.
Doméstica diz saber que no local só tem matéria, mas o significado espiritual de visitar o local é o que Vale – Evandro Freitas