Ceivap realiza seminário sobre segurança hídrica no Rio Paraíba

0

RESENDE

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) promove, nesta terça-feira, dia 30, o seminário ‘Ceivap Debate’, com a temática ‘Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental: da Reação à Prevenção’, na sede do Comitê em Resende, na Rua Elza da Silva Duarte, nº 48, loja 1, Manejo, das 9 às 17 horas. O seminário resgata o histórico da crise hídrica na bacia do Paraíba do Sul, entre os anos de 2014 e 2015, na visão das principais instituições que vivenciaram o processo de gerenciamento da crise junto ao Ceivap. Além disso, o evento trará o panorama das principais ações e projetos que contribuem com o planejamento, para garantia da segurança hídrica na bacia.

A programação prevê palestras técnicas e painéis sobre os aprendizados no período da crise hídrica e os investimentos em qualidade ambiental e saneamento para ampliação da segurança hídrica, além da exposição de cases de sucesso. O seminário contará com palestrantes especialistas na área das seguintes instituições: Universidade de São Paulo (USP); Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); Light Energia; Instituto Trata Brasil; Projeto Piabanha; Ong Crescente Fértil; e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (Agevap).

Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, o Ceivap é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da Bacia.

error: Conteúdo protegido !