SUL FLUMINENSE
O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, capital do Pará, a partir do dia 10 de novembro. O evento reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para debater soluções e compromissos para o enfrentamento global das mudanças climáticas.
Na oportunidade, o CEIVAP terá um estande compartilhado com o Comitê Guandu, do Rio de Janeiro, e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A iniciativa conjunta reforça a importância da integração no debate sobre a água para o enfrentamento da crise climática e no fortalecimento das políticas de adaptação e mitigação dos efeitos em diferentes regiões do país.
Entre os principais temas que estarão em debate na COP30 estão a redução de emissões de gases de efeito estufa, a adaptação às mudanças climáticas, o financiamento climático para países em desenvolvimento, o incentivo às energias renováveis, a preservação das florestas e da biodiversidade e a promoção da justiça climática.
O CEIVAP
Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, CEIVAP é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas. De 2003 até os dias de hoje, o Comitê já investiu cerca de R$ 240,6 milhões em projetos, programas e ações para garantir água em quantidade e qualidade na bacia.