VOLTA REDONDA
Aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 30, a segunda edição do ciclo de palestras para capacitação para o mercado de trabalho, focada na busca do primeiro emprego. O evento gratuito, que foi realizado pela Associação em parceria com a Coordenadoria da Juventude, contou com a presença de 50 jovens. As palestras aconteceram no Espaço de Eventos da CDL, na Rua Simão da Cunha Gago, 19, no Aterrado.
O presidente da CDL Jovem, Leandro Noel, comentou sobre o evento, ressaltando que o objetivo foi orientar os jovens sobre como preparar um currículo, como se comportar numa entrevista de emprego e conhecer o perfil que as empresas buscam nesses candidatos. Disse ainda que é o segundo ano que essa capacitação é realizada. “Entendemos que esses jovens precisam se preparar para se candidatarem com reais chances de contratação, entender que, mesmo sem experiência profissional, existem outras qualidades que podem ser destacadas no currículo”, declarou, lembrando que saber como se preparar para a entrevista, desde a roupa que vai usar até o comportamento durante a seleção, também é fundamental. “Tivemos empresários e diretores da CDL Jovem ministrando essas palestras junto com representantes da Coordenadoria da Juventude”, completou.
CAPTAÇÃO DE CURRÍCULOS E OPORTUNIDADES
Ainda de acordo com o presidente da CDL-Jovem, essa captação de currículos e oportunidades já foi realizada, com uma profissional qualificada em recrutamento, seleção e recursos humanos. “Aproveitamos também para orientar como se cadastrar”, acrescentou, lembrando que a Central de Empregos pode ser acessada pelo site cdlvr.org.br.
Durante o evento, aconteceu também uma rodada com empresas da cidade sobre vagas para que elas possam ter acesso a esses jovens. A CDL conta ainda com uma Central de Empregos para cadastro de currículos para oportunidades oferecidas pelo comércio e prestadores de serviços, que também podem divulgar suas vagas.
Estudantes que estiveram presentes ressaltaram a importância de eventos como este para estimular e preparar os jovens para o mercado de trabalho.
Uma das participantes, a estudante Yasmim Siqueira, de 15 anos, informou que, no momento está em busca do primeiro emprego e atualmente pôde aprender muitas dicas que não sabia, de comportamento e até da forma adequada de se vestir. “Acredito que eventos como este são muito importantes para ajudar os jovens que estão em busca dessa primeira experiência’’, concluiu a estudante.