CDL Barra Mansa incentiva associados a ajudar fundos de assistência por meio do IR

0

BARRA MANSA

A Declaração do Imposto de Renda possui algumas particularidades pouco conhecidas pelos contribuintes. Uma delas é a possibilidade de destinar parte do imposto para projetos sociais e ajudar instituições filantrópicas de maneira fácil e sem custo. Recentemente, a CDL Barra Mansa participou de uma reunião sobre o tema com representantes da prefeitura e decidiu abraçar a causa, incentivando seus associados a fazerem as doações a entidades beneficentes da cidade.

“Muitas pessoas desconhecem a modalidade de se fazer uma boa ação ao declarar o Imposto de Renda. E a CDL quer justamente divulgar essa opção, para que as pessoas possam, de forma simples, ajudar a mudar a realidade das crianças, adolescentes e idosos em nosso município e contribuir com a nossa cidade. Se informe com seu contador e peça orientação sobre o assunto”, apoiou o empresário e diretor-tesoureiro da CDL Barra Mansa, Leonardo do Santos.

Todos os anos, o também empresário Vivaldo Moreira faz questão de contribuir através da declaração do IR e incentiva os colegas a aderirem à iniciativa. “No mês de março se inicia o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e a lei permite que o declarante se valha de parte do imposto para aplicar no Fundo da Criança e Adolescente e no Fundo Municipal da Pessoa Idosa. Esse aporte pode ser feito para fundos de qualquer município brasileiro. Basta fazer a opção pelo Fundo, de acordo com o valor a ser pago. Não deixe passar essa oportunidade de ajudar crianças/adolescentes e idosos. Nada você pagará a mais. Consulte o manual do imposto de renda pessoa física ou seu contador”, aconselha Vivaldo.

Segundo o secretário de Finanças de Barra Mansa, Leonardo Ramos, a cidade está apta a receber as doações e, para isso, as entidades de assistência a crianças, jovens e adultos têm que cumprir uma série de exigências para serem beneficiadas. “Somos entusiastas desta causa, da atuação do governo junto aos Conselhos. Com as entidades aptas a receber os devidos repasses, cumprindo todos os requisitos legais e com projetos aprovados pelos Conselhos Municipais, pessoas que precisam de apoio podem ser beneficiadas, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar social”, destacou Leonardo.

O prazo para declarar o Imposto de Renda (IR) ano-base 2022 começou na última quarta-feira (dia 15) e termina em 31 de maio. Se o programa gerador da declaração apontar que o cidadão terá imposto a pagar neste ano, ele poderá transformar esse gasto em doação sem pagar nada a mais por isso. Em Barra Mansa, os beneficiados podem ser o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FECAD), o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (FEDPI) ou outro fundo municipal. A legislação permite que até 3% do chamado “imposto devido” seja convertido em doação no momento da entrega da declaração, desde que você tenha optado pelo modelo completo de tributação.

Passo-a-passo para contribuir

Após preencher a declaração completa, o contribuinte deve clicar em “Doações diretamente na declaração” e depois em “Novo”. No campo “Tipos de Fundo”, clique em “Municipal”. Para UF, escolha Rio de Janeiro e, em seguida, o município de Barra Mansa. O programa calcula o potencial de doação, que será exibido no canto direito da tela. No campo valor, digite esse total e clique em “Ok”. Faça o download do arquivo e imprima para efetuar o pagamento até 31 de maio. O fundo beneficiado receberá a doação e o contribuinte terá o referido valor subtraído do imposto devido, ou acrescido na sua restituição, dependendo de qual for a situação.

Deixe um Comentário