RESENDE
Visando o monitoramento de carrapatos no município, a prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza nesta terça-feira, dia 18, mais uma ação de “Arrasto de Pano”. Desta vez, as atividades acontecem no período da manhã na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, mais conhecida como Beira-Rio, no bairro Jardim Jalisco.
As equipes do Centro de Controle de Zoonoses utilizam uma técnica chamada “Arrasto de Pano”, que consiste em passar um pano branco no chão para capturar carrapatos que, porventura, estejam na localidade. Depois de coletados, os carrapatos são encaminhados para um laboratório no Rio de Janeiro para que seja detectado, ou não, como o protozoário transmissor da febre maculosa.
Até o momento, não foi detectado nenhum caso de carrapato infectado com a febre maculosa. No entanto, segundo o Centro de Controle de Zoonoses, o monitoramento segue sendo feito em todo o município para descartar qualquer possibilidade de contaminação em animais e munícipes. “O CCZ sempre fez trabalhos de detecção e checagem de condições de zoonoses em nosso município. Porém, após aquela triste história do falecimento das vítimas na festa em Campinas que foram contaminadas com a febre maculosa, intensificamos os trabalhos para busca e captura de carrapatos em Resende. O laboratório do CCZ tem uma equipe composta por um veterinário, quatro biólogos e uma digitadora, que trabalham diretamente no monitoramento e investigação das zoonoses no município”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt.
Esta é mais uma etapa do arrasto de pano no município. A última ação aconteceu nas proximidades do Campo de Aviação. Além das atividades na Beira Rio, a previsão é atender a comunidade Terra Livre nos próximos dias.