RIO DE JANEIRO
A Copa Betano do Brasil 2025 terá mudanças significativas no regulamento, buscando maior equilíbrio e dinamismo na competição. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) eliminou a vantagem do empate na primeira fase, que até 2024 favorecia os times visitantes com melhor ranking. A partir de agora, os jogos únicos nas duas primeiras fases decidirão os classificados em disputas de pênaltis, caso terminem empatados no tempo regulamentar. Além disso, jogadores poderão atuar por mais de um clube na mesma edição da competição, desde que a troca ocorra antes do início da terceira fase, prevista para começar em 30 de abril.
Essa alteração, segundo a entidade máxima do futebol nacional, amplia a flexibilidade no mercado de transferências e permite que até três atletas com esse perfil sejam inscritos por cada clube.
A competição terá 80 equipes na primeira fase, distribuídos em potes conforme o Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os confrontos iniciais seguem o cruzamento entre potes: Grupo A enfrenta Grupo E, Grupo B enfrenta Grupo F, e assim por diante.
Clubes por pote
Pote A: Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, América-MG, Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá;
Pote B: Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa;
Pote C: Novorizontino, Tombense, CSA, ABC, Remo, Náutico, Confiança, Ferroviário, Botafogo-PB e Amazonas;
Pote D: América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Altos, Retrô, Caxias, Athletic Club, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ;
Pote E: Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, FC Cascavel, Pouso Alegre, ASA de Arapiraca, União Rondonópolis, Porto Velho e Águia de Marabá;
Pote F: Humaitá, Trem, Ceilândia, Inter de Limeira, Maranhão, Operário VG, Tuna Luso, Operário-MS, Concórdia e Sergipe;
Pote G: Boavista, Parnahyba, Maracanã-CE, Santa Cruz-RN, GAS-RR, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES, Olaria, Portuguesa e CSE;
Pote H: Guarany de Bagé-RS, Jequié, Barcelona de Ilhéus, Votuporanguense, Capital-DF, Independência-AC, União-TO, Dourados-MS, Barcelona-RO e Oratório-AP.
Sorteios a partir da terceira fase
A partir da terceira fase, os confrontos serão definidos por sorteio e disputados em jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, os duelos seguirão para as cobranças de pênaltis. Essas mudanças, segundo a CBF visam tornar a competição ainda mais emocionante e aberta para surpresas, mantendo o padrão de alta competitividade.
Tabela básica
– Primeira fase: 19 e 26/2;
– Segunda fase: 5 e 12/3;
– Terceira fase: 30/4 e 21/5;
– Quarta fase: 30/7 e 6/8;
– Quartas de final: 27/8 e 11/9;
– Semifinal: 5 e 19/10;
– Final: 2 e 9/11.