SUL FLUMINENSE
No próximo domingo a Igreja Católica viverá a festa mais importante dos cristãos: a Páscoa do Senhor. Toda a diocese se prepara para este dia celebrando a Semana Santa que teve início com a celebração do Domingo de Ramos, na semana passada, e termina com a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa.
Após a Missa de Domingo de Ramos, uma série de atividades é realizada. São mutirões de confissões e missas do Crisma, onde se abençoam os óleos que serão usados na administração dos sacramentos em todas as paróquias da diocese. O ponto ápice da Semana Santa é o chamado Tríduo Pascal, que começa hoje e termina no domingo. Na quinta, é a Celebração da Ceia do Senhor, com o Rito do Lava-Pés, a instituição da eucaristia, o mandamento do amor e o ministério ordenado, onde os padres são chamados a fazer o mesmo e confirmam sua vocação.
Na sexta-feira, celebra-se a liturgia da paixão e morte do Senhor. Nesse dia não se celebra missa, com explica o sacerdote. “Proclama-se a palavra de Deus, destacando-se a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João. Em seguida, se fazem as orações universais, onde se reza pela humanidade inteira, por diversas categorias de grupos e pessoas, pela igreja nos diversos grupos que a formam. Segue a adoração da cruz e a comunhão. A liturgia começa em silêncio e termina em silêncio”, explicou o padre.
Sábado é considerado o dia da grande espera. O silêncio do dia todo dá lugar à festa da ressurreição a partir da Vigília Pascal, principal solenidade do ano litúrgico. “É uma celebração litúrgica de admirável beleza. São numerosos os elementos que a constituem: bênção do fogo novo, procissão, proclamação da Páscoa, liturgia da palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística. Tudo isso tem em vista celebrar aquele acontecimento considerado por nós o acontecimento supremo da história: a vitória de Jesus Cristo sobre a morte e sua ressurreição gloriosa”, concluiu o padre lembrando que então celebra-se o domingo de Páscoa.
De acordo com o padre Antonio Alves de Melo, de Resende, na Semana Santa celebram-se os acontecimentos mais importantes da história de Jesus; sua paixão, morte e ressurreição, o chamado Mistério Pascal. “Não se trata da simples recordação de acontecimentos passados, pois aquilo que se recorda de certo modo se faz presente na ação litúrgica pela ação do Espírito Santo”, destacou o padre.
Programação
Barra do Piraí – https://bit.ly/2PfxvO8
Barra Mansa- https://bit.ly/2GlwCj2
Volta Redonda – https://bit.ly/2KO8US3
Resende – https://bit.ly/2DjZHut