BARRA DO PIRAÍ
Na tarde da última terça-feira, 11, foi apresentado no Bispado de São José o projeto de reforma dos jardins da histórica Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí. A iniciativa visa resgatar e valorizar ainda mais este importante patrimônio cultural e religioso da cidade, que tem grande relevância para a comunidade local.
O evento contou com a presença de autoridades, como o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, a prefeita Kátia Miki, membros do governo municipal, o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Wanderson Farias, e representantes da Diocese, incluindo o Padre Paulo Sérgio Almeida e o Padre José Luiz Reis. As arquitetas responsáveis pelo projeto, Vera Sílvia e Carolina Stohler, explicaram que a restauração dos jardins é uma forma de reviver a memória histórica do local, destacando a importância da praça da igreja como ponto de encontro e vínculo afetivo da comunidade.
Durante a apresentação, as arquitetas ressaltaram a pesquisa histórica e a participação da população no desenvolvimento do projeto, que busca devolver à praça o papel de espaço público acolhedor e atrativo para todos, especialmente para as crianças. “Nossa ideia é recuperar essa memória e tornar a praça um local convidativo novamente”, afirmaram.
A prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, destacou a relevância do patrimônio para o município e a preservação da história. Já o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, comentou o benefício do projeto para toda a população da cidade e da região.
Agora, o passo é captação de recursos para obra, inscrição do projeto nas leis de incentivos fiscais, verificar editais abertos para restauração e buscar emendas parlamentares. A previsão é que as obras aconteçam em 2026.




