Castramóvel de Barra do Piraí bate a marca de 12 mil atendimentos

0

BARRA DO PIRAÍ

O Castramóvel de Barra do Piraí registrou recentemente a marca de 12 mil atendimentos, em quatro anos, desde que foi criado, em maio de 2017. Sendo pioneiro no estado, diversos municípios fluminenses e do Brasil se inspiram na iniciativa do prefeito Mário Esteves. Além do caminhão que percorre os bairros, foi instalado postos fixos de castração de animais nos distritos de Ipiabas e California, e também no Lar de Passagem São Francisco de Assis, totalizando quatro unidades em funcionamento.

O prefeito de Barra do Piraí é um velho conhecido da causa animal no município. Durante os seus dois mandatos como vereador ele já havia criado projetos para incentivar a construção do lar temporário, mas que só se concretizou durante sua gestão. Segundo ele, o Castramóvel era um sonho antigo e foi um dos primeiros projetos que desenvolveu, logo no início do mandato.

Tanto o Castramóvel quanto as unidades fixas e o Lar São Francisco são mantidos com recursos próprios. O chefe do Executivo é conhecido pelas frequentes viagens a Brasília, onde articulou fortes relações junto ao Congresso e ao governo federal, que resultam em liberações de recursos e investimentos para o município. Nem mesmo a crise, a pandemia e o orçamento anual esmirrado do município foram capazes de frear a luta pelos animais.

Mário Esteves destacou ainda que não se pode ficar parado esperando as coisas caírem do céu e por isso sempre vai à Brasília buscar verbas. “Hoje, graças aos resultados da gestão, somos reconhecidos novamente. O Castramóvel e a bandeira da causa animal se tornaram vitrines, e o mais importante, que é o amor pelos animais, um sentimento que me acompanha desde a adolescência e irá me acompanhar sempre”, finalizou.