RESENDE
Começa nesta segunda-feira, dia 11, mais uma etapa do Projeto Itinerante do Castramóvel. Desta vez, o projeto volante, desenvolvido pela prefeitura, chega a Serrinha do Alambari, na zona rural do município. No período das 9 às 16 horas, começa o cadastramento para a castração de cães e gatos. O trailer ficará próximo da Escola Municipal Moacyr Coelho da Silveira, nas imediações da praça da Serrinha.
O projeto é pioneiro na região e começou a funcionar em julho de 2020, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia. A seleção dos locais para a execução do projeto acontece de acordo com a demanda, com base em levantamento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o último balanço atualizado em setembro deste ano, já foram castrados 2.767 cães e gatos pelo projeto volante.
Neste ano, devido à falta de insumos no país, a Saúde Animal do Município estava priorizando as cirurgias de emergência. Diante da situação, por medidas de cautela, a cirurgia eletiva de castração vinha sendo realizada somente em felinos em virtude da baixa complexidade da sedação necessária. Agora, o projeto voltou a atender as duas populações: canina e felina. Recentemente, as unidades também passaram por uma manutenção preventiva.
Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a castração é uma questão de saúde pública. “A medida auxilia no controle da taxa de natalidade e evita várias doenças, tais como: alguns tipos de câncer; piometra nas fêmeas (infecção bacteriana no útero); e gravidez psicológica, entre outras. O projeto visa beneficiar o público de toda a cidade, especialmente, nas áreas mais afastadas e na zona rural”, disse o prefeito, salientando que a saúde animal faz parte dos planos de seu governo. “Há investimento e dedicação por toda a estrutura criada nos últimos anos, como a fundação do Hospital Veterinário Público de Resende, o primeiro e único do Estado do Rio de Janeiro, além dos recursos tecnológicos adquiridos e dos profissionais especializados mais valorizados. Os nossos bichos de estimação merecem todo o nosso empenho, que inclui o suporte médico para que a população tenha condições de cuidar deles nas horas mais difíceis. Queremos uma cidade mais humanizada, sem abandono de animais e maus-tratos, e estamos conseguindo grandes conquistas neste sentido”, destaca.
REQUISITOS PARA CASTRAÇÃO
O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande, explicou quais são os requisitos exigidos para a castração em um dos trailers. “Os castramóveis atendem, exclusivamente, cães e gatos com idade igual ou superior a seis meses até seis anos, sem enfermidades, com exceção da população canina braquicefálica (focinho achatado ou curto), com peso até 20 quilos. A partir da implantação do projeto no bairro onde o interessado mora, basta comparecer com o seu pet de estimação para a avaliação veterinária. No ato da triagem, é essencial que o tutor do animal apresente documento com foto (maior de 18 anos) e comprovante de residência ou cartão do SUS”, disse Tande, acrescentando que em seguida, a equipe do projeto agendará data e horário para retorno, quando o animal será submetido à intervenção cirúrgica. “Na hora da confirmação da data, a equipe também orienta sobre as condições do animal no pré-operatório”, lembra”, completa.
Na Serrinha do Alambari, o agendamento acontecerá nos dias 11, 13, 14 e 15.