RIO CLARO
Um dos maiores patrimônios culturais da região Sul Fluminense, o Casarão da Fazenda da Grama, do distrito de Rio Claro, ficou em chamas no último sábado, 21. A causa do incêndio que assustou os moradores e gerou tristeza, ainda é desconhecida. A Defesa Civil informou em nota que o imóvel do século XIX, que fica entre a estrada para Arrozal e a Rua Jabuticabeira, está com a estrutura comprometida e corre o risco de desabamento.
De acordo com a prefeitura, por intermédio da Defesa Civil, foi realizada nesta segunda-feira uma vistoria no local após o ocorrido e a propriedade está com parte da estrutura comprometida, sendo todo o teto e algumas paredes do segundo pavimento. “No momento, estão sendo finalizados os relatórios que serão enviados em breve para a Polícia Civil, a fim de que possa ser iniciada a investigação. Ressaltamos ainda que, embora o local possua importância histórica e cultural para o município, é uma área de propriedade particular”, informou a prefeitura.
Questionados pelo A VOZ DA CIDADE, sobre as medidas para evitar futuros desastres, a prefeitura informou que a Secretaria de Cultura e o Conselho, ainda avaliarão o que será feito, já que o local é de propriedade particular.
INCÊNDIO
Na noite deste sábado, dia 21, dezenas de homens da equipe do Corpo de Bombeiros de Barra Mansa, Piraí e Volta Redonda atuaram no combate ao incêndio no Casarão da Fazenda da Grama. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas só foram controladas na manhã de domingo. Em algumas imagens de moradores é possível visualizar mensagens de ameaças de morte, o que a princípio demonstram que o incêndio pode ter sido criminoso. O caso será apurado na 165ª Delegacia de Polícia (DP) de Rio Claro.