BARRA MANSA
De acordo com o grupo de empresários responsáveis pelo documento que visa uma volta gradual e consciente das atividades dos setores de eventos, os protocolos para a segunda fase entram em vigor nesta quarta-feira, 21, com possibilidade de casamentos e outros eventos sociais. A segunda etapa tem duração de 30 dias e permite que os locais já operem com a liberação dos eventos seguindo as restrições e medidas como, quantidade de convidados reduzida, uso de equipamentos de proteção individual, medidas sanitárias e distanciamento.
O protocolo proposto pelos empresários de Barra Mansa é dividido em cinco fases. A primeira aconteceu do período de 13 de outubro até terça-feira, 20. Nesta fase, os protocolos a serem seguidos foram passados através de um treinamento aos profissionais da área para que estejam cientes de como operar nas demais fases. Foi realizado também, um evento teste para serem aplicadas as normas aprendidas.
Já na segunda etapa, que também teve início nesta terça-feira, 20, os locais começarão a operar. A nova fase acontecerá em um período de 30 dias com a liberação dos eventos seguindo as restrições como, a proibição de juntar mesas, utilização de brinquedos infláveis e playground. Além disso, serão tomadas medidas educativas para que funcionários e clientes tenham acesso aos procedimentos de segurança do local a serem seguidos. De acordo com empresária e criadora da iniciativa, Thaís Gomes, esse é um grande passo para o setor. “É de suma importância que as empresas se adequem ao novo normal e conscientizem os clientes sobre o formato que os eventos serão realizados. Nesta segunda fase já será permitida a retomada dos eventos, o que representa um grande passo para nós, mesmo com algumas limitações como, a proibição de pessoas maiores de 60 anos e crianças menores de 12, nas festividades”, afirmou.
NOVOS AVANÇOS
Thaís Gomes relatou, que o grupo está tentando uma nova reunião com o Ministério Público (MP), para enviar um documento com todos os avanços realizados na primeira e segunda fase, visando tentar maior flexibilização para iniciar a fase três, que permite outras ações e menores restrições. De acordo com ela, o MP se baseou no protocolo criado pelos empresários de Barra Mansa para seguir com a liberação dos eventos sociais, em outras cidades da região, como Volta Redonda e Pinheiral.
EVENTO TESTE
No último sábado, 17, no salão Joana Reis, foi realizado o evento teste organizado pelos empresários do setor de eventos. A festividade foi uma renovação de votos de um casal, que está casado há 15 anos. Segundo Thaís Gomes, o evento teste arrecadou 66 quilos de alimentos não perecíveis doados pelas empresas que participaram do treinamento e a iniciativa teve como a finalidade, colocar em prática os métodos previstos dentro do protocolo. “ Consideramos o evento de imensa importância, pois ele mostrou para os profissionais na prática como ele deve ser realizado e para os convidados presentes que, é possível comemorar e celebrar mesmo com as restrições propostas. O Evento foi emocionante para o casal, seus convidados e o profissionais presentes. Além disso, foi possível arrecadarmos 66 quilos de alimentos que serão doados para a Secretaria de Assistência Social da cidade”, disse.