Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis comemora seus 34 anos

0

ANGRA DOS REIS

A Primeira Casa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis comemora seus 34 anos neste fim de semana. Para celebrar, haverá uma programação para o sábado, a partir das 13 horas e até a madrugada, no espaço cultural, que fica na Rua do Comércio, 172, esquina com a avenida Raul Pompeia, Centro.

A programação, que é gratuita e aberta ao público, conta com DJ’s, apresentações musicais, dança, poesia, desfile de moda, roda de capoeira, exposição de artesanato e, para encerrar a festa, o tradicional corte do bolo, à meia-noite.

De acordo com a secretária-executiva de Cultura e Patrimônio Histórico do município, Marlene Ponciano, o local é de extrema importância para o cenário cultural municipal. “É motivo de orgulho para nós poder comemorar cada ano desse espaço tão importante para a nossa cidade que é a Casa de Cultura. Durante todo o tempo esse espaço abriga exposições e eventos culturais que movimentam o cenário artístico local”, destaca.

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis foi fundada no dia 25 de agosto de 1985. Recebeu esse nome em homenagem ao poeta Brasil dos Reis e funciona em um sobrado de 1824. A casa foi fruto da luta do movimento cultural da cidade, liderado por artistas do grupo teatral Revolucena. A população local apoiou o movimento, reunindo muitas assinaturas para evitar a demolição do casarão, que foi tombado, assim como outros patrimônios históricos do município.

João Luiz Gibrail Rocha, então prefeito à época, decretou a desapropriação do prédio, cedendo-o para a criação de uma casa de cultura, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura de Angra.

SOBRE O POETA

Benedito Angrense Brasil dos Reis Vargas, ou simplesmente Brasil dos Reis, nasceu em quatro de maio de 1895 e morreu na Santa Casa de Misericórdia, em 22 de abril de 1975. É considerado um dos maiores poetas do estado do Rio. Autodidata, conseguiu por esforço próprio uma invejável cultura literária. Aos 11 anos de idade já fazia versos e escrevia pequenos jornais manuscritos. Além de poeta, Brasil dos Reis era também jornalista e historiador.

PROGRAMAÇÃO

Sábado

13 horas – DJ Jacaré (Rádio Costazul FM)

14 horas– Grupo de Capoeira Senzala

15 horas– Apresentação do Polo Musical Educacional Yumi Imanishi Faraci

15h30min – Musicalizando e Coral (Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio)

16 horas– Apresentação do coral e dança da Aldeia Sapukai

17 horas– Grupo de Dança Arte Fênix

18 horas – Banda do Colégio Naval

19 horas – CanCanta apresenta Sarau In Casa

21 horas – Desfile Nossa Identidade (Setorial de Moda)

22 horas – Banda Horizonte 0h

23 horas – Rodrigo Costa Sax Live e DJ Camila Alcici Deep House

24 horas – Tradicional corte do bolo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !