BARRA DO PIRAÍ
A Prefeitura de Barra do Piraí deu mais um passo importante para se consolidar como referência na proteção e garantia dos direitos das mulheres. Na tarde da última quarta-feira, dia 10, foi oficialmente inaugurada a Casa da Mulher Hortência Campos Ciótola, a nova sede da Secretaria Municipal da Mulher.
Reunindo centenas de pessoas, a inauguração representou um marco na defesa da dignidade feminina e no compromisso do município com políticas públicas sérias, permanentes e transformadoras.
Homenageada com seu nome registrado na Casa da Mulher, Hortência foi uma figura pública marcante na história de Barra do Piraí e dedicou grande parte de sua trajetória à construção de políticas públicas para mulheres. Foi a primeira mulher a ser eleita vereadora na cidade e esteve na Câmara Municipal por dois mandatos. Foi pioneira em diversas iniciativas, lutou por melhorias para a Santa Casa e também se destacou na criação da Liga Eleitoral Feminina. É dela o nome da Comenda Vereadora Hortência Ciotola, que reconhece mulheres que se destacam em suas áreas de atuação.
Com muita emoção, a prefeita Katia Miki enalteceu a figura e a representatividade de Hortência, afirmando que ela abriu o caminho para que, hoje, uma mulher fosse eleita prefeita em Barra do Piraí.
“Tenho em Hortência uma grande inspiração, e é uma grande honra estar aqui diante de seu neto para dizer o quanto ela foi importante para a história de nossa cidade. É por ela que estou aqui hoje. Ela abriu o caminho para que fosse eleita a primeira prefeita de Barra do Piraí. Esta casa representa toda a sua luta e todo o compromisso do poder público com as mulheres barrenses. Estou emocionada e muito feliz com o trabalho que estamos realizando. Sei que esse local pode salvar vidas e romper diversos ciclos de violência. Quero dizer a cada mulher barrense: vocês não estão sozinhas”, disse a prefeita Katia Miki.
A sede da Secretaria Municipal da Mulher reúne ações e serviços essenciais, entre os quais se destacam o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, com acolhimento psicológico e social, orientação jurídica, encaminhamentos e acompanhamento contínuo; a Sala da Mulher Empreendedora, que reúne atividades e oficinas voltadas ao protagonismo feminino, ao bem-estar, ao empreendedorismo e à reconstrução de vidas; e, por fim, projetos que fortalecem a autonomia, a prevenção e a segurança das mulheres, como Penha Guerreira, Barra Lilás, Projeto Violeta, Ronda Maria da Penha, NIAM e Grupos Reflexivos com Homens.
A secretária da Mulher, Daniella Oliveira, destacou o avanço da pasta e agradeceu a todos que se dedicaram para tornar o momento possível.
“Quando assumimos, em janeiro, a então Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, percebemos que não havia estrutura mínima para que pudéssemos trabalhar. Graças ao comprometimento da prefeita Katia Miki, que elevou o órgão à condição de Secretaria, avançamos de forma significativa. Agradeço profundamente à equipe da Secretaria, que esteve ao nosso lado desde o início e não mediu esforços para superar cada desafio. Também agradeço o apoio da vereadora Lu Maciel, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, nas pessoas da ex-presidente Rosemary e da atual presidente Isabela Capato, além das diversas parcerias de toda a rede de proteção. Hoje, estamos realizando o sonho das mulheres barrenses ao inaugurar este espaço de acolhimento, cuidado e transformação”, apontou Daniella.
A cerimônia também foi marcada por outras homenagens a mulheres importantes nessa luta, não apenas em Barra do Piraí, como Carmen Portinho, cujo nome foi dado à Sala da Mulher Empreendedora da Casa, e Angela Carla de Carvalho, que nomeia o CEAM do local.
Terezinha de Oliveira Rodrigues, de 94 anos, fez questão de participar da inauguração. Ela disse que as mulheres sofrem muito, que antigamente não havia nenhum amparo e que agora as coisas melhoraram e continuam melhorando. “Ter um espaço para amparar as mulheres é muito importante”.
A vereadora e procuradora da Mulher da Câmara Municipal, Lu Maciel, ressaltou que o local é um sonho de muitas mulheres, sendo uma conquista que transforma realidades.
“Este não é apenas um prédio de quatro paredes, é um sonho. Um sonho construído pelas lutas de tantas mulheres. É o sonho daquela mulher que agora está sofrendo violência e não tem onde buscar apoio. É o sonho daquela mulher que, neste momento, não tem esperança, não tem perspectiva de vida, mas que, a partir de agora, vai encontrar aqui um lugar onde terá oportunidades. Eu me sinto profundamente honrada por fazer parte deste momento tão especial. Me sinto honrada porque sei o quanto dói não ter onde pedir ajuda. Sei o quanto dói bater, bater, bater, e não encontrar portas abertas. Por isso, este espaço representa a conquista de muitas mulheres. É o sonho de várias gerações finalmente se tornando realidade”, declarou.
A inauguração levou lágrimas aos olhos de muitas mulheres presentes, representando a importância que a gestão Katia Miki tem dado à luta pelo fim da violência contra as mulheres. “Sempre digo, e vou repetir: a luta pela segurança e pela garantia dos direitos das mulheres é prioridade em nosso governo”, finalizou Katia Miki.
Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Assistência Social, Marina Tinoco; o vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Isabela Capato; Helaide Teixeira, assessora do senador Carlos Portinho; além de outras autoridades.



